Jornal Nova Geração

ELEIÇÕES 2022

Região já tem oito candidatos homologados para as eleições

No fim de semana, seis nomes foram lançados nas convenções partidárias de Novo, Podemos, PSB e União Brasil. Outros nove serão confirmados até o próximo domingo

Dos seis nomes da região homologados no fim de semana, cinco são para a corrida ao parlamento gaúcho. Crédito: Divulgação

O período de convenções partidárias entra na segunda semana com mais de 650 candidaturas homologadas aos parlamentos estadual e federal. E, entre eles, há nomes identificados com a região confirmados às eleições de outubro. No fim de semana, por exemplo, seis deles foram oficializados. Ao todo, oito já estão garantidos nas disputas legislativas.

No domingo, 24, o União Brasil lançou nominata de 32 candidatos a deputado federal. Entre eles, Ênio Bacci, que pretende voltar ao Congresso. Foram cinco mandatos consecutivos, entre 1995 e 2014. Depois, trocou Brasília por Porto Alegre, ao se eleger deputado estadual em 2014. Porém, não conseguiu a reeleição em 2018. Nos últimos anos, presidiu o Detran-RS.

A sigla, oriunda da fusão entre DEM e PSL, também conta com um representante do Vale na nominata de 56 concorrentes à Assembleia Legislativa. Candidato em 2018, Leonardo Stephan tentará novamente conquistar uma cadeira no parlamento. Na ocasião, concorreu pelo extinto PRP, mas não se elegeu.

Podemos lança dois candidatos

Também no domingo, o Podemos homologou 51 postulantes à Assembleia Legislativa. Dois deles são identificados com o Vale do Taquari, como o pastor evangélico, ex-vereador de Estrela e ex-secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Alves. Será a primeira tentativa em uma eleição estadual. Ele está sem mandato desde 2020, quando concorreu a vice-prefeito.

Quem também estreia em disputas estaduais é Ubirajara da Silva Marques. Policial militar por formação, foi vereador durante cinco mandatos em Cruzeiro do Sul, quatro deles consecutivos. Na gestão municipal passada, exerceu a função de secretário de Assistência Social e Habitação e também presidiu a Junta Militar.

PSB e Novo

No sábado, 23, o PSB confirmou, entre os 47 candidatos a deputado estadual, a presença de Rodrigo Conte na lista.

Conhecido pela atuação como jornalista e radialista esportivo na região, Conte ingressou na política em 2020 e foi eleito primeiro suplente de vereador pela sigla em Lajeado. No ano passado, chegou a assumir o mandato após licença de três meses do titular.

Também de Lajeado, Douglas Sandri será o representante local do Novo. Ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, foi o candidato do Vale que esteve mais próximo de se eleger em 2018. Ficou como primeiro suplente do partido, a 317 votos de conquistar uma cadeira na Assembleia. A legenda lançou 20 nomes ao parlamento gaúcho.

Candidaturas homologadas do Vale

  • Para a Assembleia Legislativa:
    • Douglas Sandri (Novo)
    • Leonardo Stephan (União Brasil)
    • Pastor José Alves (Podemos)
    • Rodrigo Conte (PSB)
    • Tiago Pedroso (PSC)
    • Ubirajara da Silva Marques (Podemos)
  • Para a Câmara dos Deputados:
    • Ênio Bacci (União Brasil)
    • Felipe Diehl (PL)

Próximas convenções

30 de julho

PP

Pré-candidatos a deputado estadual, Adroaldo Couto, Gláucia Schumacher e João Braun.

PDT
Pré-candidato a deputado estadual, José Scorsatto.

31 de julho

Federação PT-PCdoB-PV

Pré-candidato a deputado estadual, Maneco Hassen.

MDB

Pré-candidata a deputada estadual, Márcia Scherer

Pré-candidata a deputada federal, Andresa de Souza.

PSDB
Pré-candidato a deputado estadual, Jonatan Brönstrup.

PTB

Pré-candidato a deputado federal, Ricardo Wagner.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: