Impulsionada por um desempenho negativo em mais da metade dos municípios, a região viu a geração de empregos formais desacelerar em novembro. Foram criados apenas sete novos postos de trabalho neste período, uma queda significativa se comparado com as 219 vagas abertas no mês de outubro.
Os dados por município do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O balanço total de 2023 será anunciado apenas em janeiro.
Das 38 cidades do Vale do Taquari, 21 registraram mais demissões que contratações no período. Entre elas, está Teutônia, com um saldo de -122, o pior resultado do mês. Os números da indústria e dos serviços influenciaram no resultado, enquanto o único setor a fechar no azul foi o da agropecuária.
Cidades como Roca Sales e Mato Leitão também apresentaram desempenho negativo impactante, com a extinção de 21 e 17 postos de trabalho, respectivamente. Outros seis municípios – Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Pouso Novo, Putinga, Relvado e Travesseiro – fecharam novembro com o mesmo número de admissões e desligamentos.
Estrela em alta
Entre os resultados positivos na região, o destaque fica para Estrela, que fechou novembro com quase cem novos postos de trabalho abertos. Os setores do comércio e da indústria foram essenciais para que a cidade alcançasse esse número, ainda que os serviços e a construção civil também tenham contribuído.
Encantado, com 54 empregos formais criados no mês passado também foi um dos destaques regionais, assim como Fazenda Vilanova, com 22. Lajeado, município mais populoso da região, foi apenas o quarto com melhor saldo, enquanto nos meses anteriores sempre esteve à frente no Vale.
Cidade impactada pela crise do setor de proteína animal e a que mais fechou postos de trabalho na região em 2023, Poço das Antas fechou um mês com saldo positivo pela primeira vez no período. Foram 16 admissões a mais do que demissões em novembro.
No país
O Brasil teve, no mês passado, um saldo positivo de 130 mil postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado de janeiro a novembro, foram gerados no país 1,9 milhão de postos de trabalho. Os estados com maior saldo no acumulado de 2023 foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Saldos do mês
Melhores:
Estrela: 99
Encantado: 54
Fazenda Vilanova: 22
Lajeado: 21
Arvorezinha: 18
Piores:
Teutônia: -122
Roca Sales: -21
Mato Leitão: -17
Cruzeiro do Sul: -9
Dois Lajeados: -9