O Campeonato Regional da Aslivata – Copa Certel/Sicredi 2025 ainda está longe de começar, mas as equipes já se movimentam para a disputa. A Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) planeja promover, em maio, os primeiros encontros com os times interessados em participar do torneio.
Conforme apurado pela reportagem, 26 clubes já demonstraram interesse ou avaliam a possibilidade de disputar a Série A. São eles: Serrano (Encantado), Tiradentes e Imigrante (Nova Bréscia), 7 de Setembro (Capitão), Brasil (Marques de Souza), Nacional (Forquetinha), Estudiantes (Lajeado), Floriano e Rudibar (Bom Retiro do Sul), Assespe (Venâncio Aires), Taquariense (Taquari), Esperança, Gaúcho e Canabarrense (Teutônia), Juventude (Westfália), Ecas (Imigrante), Boavistense (Boa Vista do Sul), Juventude (Guaporé), EC Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Minuano e Nova Berlim (Canudos do Vale), Rui Barbosa e Sete de Setembro (Arroio do Meio). Além disso, existe a possibilidade de um clube de Arvorezinha integrar a competição.
Na Série B, o Delfinense, de Estrela, já confirmou a participação.
Formato do campeonato
Segundo o presidente da Aslivata, Vianei Hammes, as primeiras reuniões com os clubes devem ocorrer na segunda quinzena de maio. O formato do campeonato dependerá do número de participantes, mas a intenção é manter a fórmula dos últimos anos, com cada time realizando três partidas em casa na fase classificatória.
Hammes também destacou os objetivos da entidade para a temporada: “Nossa expectativa para 2025 é um acréscimo considerável de clubes nas Séries A, B e Veteranos. O primeiro passo da Aslivata é manter e aprimorar a organização da competição, priorizar a disciplina e combater o racismo. Também queremos promover ações de visibilidade para os patrocinadores e mediar junto aos clubes para que possam oferecer melhores estruturas aos torcedores e à imprensa, possibilitando a transmissão dos jogos. Além disso, buscamos viabilizar projetos que beneficiem os times participantes”.
A Aslivata segue organizando os detalhes para o campeonato, e a expectativa é de uma edição marcante, com mais clubes que a temporada passada e ainda mais competitividade nos gramados da região.