Jornal Nova Geração

IMIGRANTE

Reinauguração de ginásio conta com partida de torneio estadual

Com jogos festivos e a participação do time sub-20 da ACBF, de Carlos Barbosa, reforma será oficialmente entregue à comunidade. Complexo com capacidade para 3,4 mil pessoas está em uso desde o dia 14 de agosto, após ficar fechado por quase dois anos

Ginásio passou por reformas desde 2019 e foi liberado ao público em agosto (Foto: Cris Thomé/Divulgação)

Após cinco meses de obras, o município entregará a terceira parte da reforma do Ginásio Municipal Arnoldo Guilherme Rex. Na noite desta sexta-feira, 9, ocorre a programação para reinauguração do local, que inclui jogos festivos e um confronto válido pelo Gauchão de Futsal Sub-20.

A comunidade já pode utilizar a estrutura, que estava fechada há cerca de dois anos, desde o dia 14 de agosto. As melhorias no local iniciaram em 2019 e até agora tiveram investimento de R$ 725 mil. “Na verdade, o ginásio foi totalmente renovado, teve uma reforma nunca antes feita desde a construção, nos anos 1990”, diz o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Charles Porsche.

Nesta etapa, além da área poliesportiva, o local para o jogo de bolão foi reconstruído. O assoalho da quadra foi feito ainda em 2020, na segunda etapa da reforma, e o parquet foi lixado e repintado. As arquibancadas, com capacidade para 3,4 mil pessoas, também receberam nova pintura.

Na estrutura para usuários, as redes de contenção foram trocados, assim como a iluminação, que agora é de led. Os banheiros eram um problema, pelo escoamento insuficiente que entupia os sanitários e estragava as fossas. “Trocamos toda a drenagem e sistema de tubulação”, conta Porsche. Além disso, os vestiários foram reformados, com chuveiros novos.

Complexo esportivo

Do lado de fora, uma praça com brinquedos infantis e pista de skate foi inaugurada no fim do ano passado. Junto com a reforma, o entorno recebeu melhorias como a troca do PAVS e um projeto de paisagismo e arborização no entorno. A proposta é que o ginásio faça parte de um complexo esportivo e cultural, com a possibilidade de sediar eventos artísticos.

Potencial turístico

De acordo com o secretário, um painel para dividir as quadras poliesportiva e de bolão foi pintado de forma artística, pelo artista Samuel Hergesell, que participou dos trabalhos nos silos do Porto de Estrela. “O objetivo é retratar a imigração característica do município, formado por alemães e italianos, e pode vir a ser um local para visitação”, relata.

Gestão do ginásio

O governo de Imigrante faz uma cessão de uso para a administração do local. Um ecônomo cuida do agendamento de horários e faz a manutenção básica, mediante pagamento. “A prioridade de uso é do município, que tem direito de usar gratuitamente, para as escolas, aulas de patinação, entre outras”, explica o secretário.

Verbas travaram reforma

A liberação de recursos foi o grande desafio para a retomada da obra, em especial na segunda etapa, que iniciou sem a ordem de início da Caixa Econômica Federal, apenas com a autorização do município. Para esta terceira etapa, o governo publicou edital em fevereiro e confirmou a empresa vencedora em março.

Programação

18h00
Escolinha de Imigrante x Estrela
18h45
Imigrante x SAFF Roca Sales (feminino)
19h30
Seleção da Imprensa da Região x Administração Municipal de Imigrante
21h
ACBF de Carlos Barbosa x Garibaldi Futsal (Gauchão Sub-20)

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: