Concluída a apuração dos votos nos municípios mais populosos da região, o resultado das urnas converge com as tendências apresentadas nas últimas pesquisas feitas pelo Instituto Methodus. Essa é a análise do diretor-presidente, José Sauer, que conduziu os levantamentos contratados pelo Grupo A Hora.
Votações expressivas projetadas em Encantado e Taquari se confirmaram. Na principal cidade da região alta, Jonas Calvi (PSDB) foi reeleito com 59,88% dos votos válidos. A pesquisa mostrava que um percentual de 58,4%. Os desempenhos de Enoir Cardoso (PP), com 34,65%, e Luciano Moresco (PT), com 6,47%, também se aproximaram do que foi verificado.
Em Taquari, André Brito (PDT) foi reeleito com uma votação esmagadora, 81,76% dos votos, enquanto Luizinho (PSDB), somou apenas 18,24%. A pesquisa divulgada em setembro indicava uma vantagem de quase 60% do atual gestor do município.
Vitórias confirmadas
A pesquisa de Arroio do Meio divulgada no fim de setembro indicava uma vitória de Sidnei Eckert (MDB), o que se confirmou. O ex- prefeito, que retorna ao comando do município, somou 48,62% dos votos válidos. O levantamento indicava uma votação de até 50%. Danilo Bruxel (PP) teve 33,2%, um pouco abaixo dos 36% projetados.
Outra tendência de vitória foi confirmada em Estrela. A vitória de Carine foi com 35,87% dos votos, uma diferença um pouco menor do que fora apontado em relação aos demais oponentes. Elmar Schneider (MDB) ficou em segundo, com 27,32%, pouco a frente de João Braun (PP), com 26,81%.
Equilíbrio nas urnas
A pesquisa derradeira do Methodus, divulgada no sábado, 5, projetava Ranzi (MDB) com leve vantagem à frente de Gláucia Schumacher (PP), mas em situação de empate técnico. Nas urnas, Gláucia venceu com diferença de 3,5%, confirmando a projeção de equilíbrio apontada no levantamento.
Já em Teutônia, a disputa ficou polarizada entre Renato Altmann (PSD) e Jonatan Brönstrup (PSDB), com vitória do primeiro, por pouco mais de 3% de vantagem. A última pesquisa mostrava Jô numericamente à frente, mas num triplo empate com Altmann e também com Celso Forneck (PDT), atual prefeito, que ficou para trás.
“Seriedade do trabalho”
Para o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer, o resultado das urnas traduz o que as pesquisas apontavam nas seis cidades. “Atingimos nossos objetivos, que era das uma informação fidedigna. Isso destaca a importância do que é feito e a seriedade do trabalho desempenhado”, afirma.
Em relação a Lajeado, ele cita que a possibilidade de inversão já era verificada pela pesquisa, dado o empate técnico apresentado. “Foi uma diferença muito pequena, uma disputa voto a voto. Era muito difícil fazer uma projeção de que um ou outro venceria. O resultado apontou corretamente uma votação acirrada”.
Já quanto o resultado de outras cidades, lembra que resultados como o de Taquari são “extremamente raros” e situações como em Teutônia se dão com a decisão de última hora do eleitor em escolher um candidato.
“De um modo geral, tivemos um processo eleitoral extremamente difícil não só pra nós que ficamos medindo resultados, mas para os candidatos também, em função desse silêncio dos eleitores. A campanha demorou para empolgar na maioria das cidades.