Jornal Nova Geração

ESTRELA

Retomada de eventos faz disparar festas de casamento e reativa setor

Após período crítico da pandemia que impediu atividades sociais, demanda por serviços aumenta e anima toda uma cadeia econômica. Alguns casais ainda seguem a tradição de escolher maio, o “mês das noivas”, para comemorar a união entre familiares e amigos

Muitas são as mulheres que sonham em se casar. Entre os períodos mais procurados estão novembro, pela chegada do calor, e maio, conhecido por ser o “mês das noivas”.

A pandemia impediu, por quase dois anos, a realização de eventos. Com a retomada das atividades, cresceu o número de casamentos em 2022. Os profissionais ligados ao setor afirmam que o retorno dos serviços está ainda melhor, se comparado à época antes da covid-19.

A igreja matriz em Estrela possui, até o momento, 15 casamentos agendados para este ano. Três casais escolheram maio, quatro outubro e três novembro. Caroline da Silva, 27, e Ezequiel Maurício Diehl, 31, estão juntos há 11 anos e, neste sábado, 21, formalizam a união na Paróquia Santo Antônio. A festa será no Celeiro dos Lagos, na Linha São José.

Conforme a noiva, o casamento havia sido marcado para maio de 2021 e teve que ser adiado por conta da pandemia. “Ficamos triste, mas era o melhor a se fazer no momento. Se mantivéssemos, precisaríamos deixar de convidar pessoas que são importantes por causa da lotação, além de contribuir para que houvesse mais contaminação pela covid-19”, lembra.

Caroline explica que o casal teve um bom tempo para planejar e organizar a festa. “Quando resolvemos transferir a data já estava quase tudo pronto. A gente vem sonhando a dois anos com esse dia, então a expectativa é grande. Eu queria casar em maio, por ser mês das noivas. É uma época que tem todo esse encanto”, afirma.

Maio: mês das noivas

Diversas são as explicações que ligam maio ao mês das noivas. Entre as possíveis razões, estão as temperaturas mais agradáveis, o surgimento das flores no hemisfério norte, a consagração de Maria, mãe de Jesus, e até mesmo o Dia das Mães.

A proprietária do Mãos de Fada Centro De Beleza, Daiane Lassen, observa aumento no atendimento de noivas, madrinhas e convidadas neste mês. “O salão não foi muito afetado durante a pandemia porque faço atendimentos individuais e personalizados, sem aglomeração. Quando não se tinha eventos, inclui outros serviços para suprir essa necessidade. Posso dizer que agora estou trabalhando o dobro de antes, inclusive, procuro profissionais para atuar comigo devido à grande procura”, aponta.

Novembro movimentado

Em 2018, Deise Mantovani se especializou em noivas e abriu uma loja projetada para o atendimento exclusivo delas (Foto: Luna Fotografia)

A estilista e empresária Deise Mantovani ajudava a mãe na Ponto Alto em Lajeado. Com 19 anos, inaugurou uma filial em Estrela e passou a atender noivas, debutantes, damas, formandas e madrinhas, além de oferecer trajes masculinos. Em 2018 se especializou em noivas e abriu uma loja projetada para o atendimento exclusivo delas.
Segundo Deise, com a pandemia, o setor de eventos foi afetado e muitas empreendimentos faliram. Por vários meses o faturamento da empresa foi zero. “Não podíamos fechar a loja, a gente viveu com recursos próprios. As coisas começaram a se normalizar em setembro. Tivemos vários eventos no fim do ano e no início deste. Recuperamos boa parte do que havíamos perdido”, explica.

Por dia, quatro noivas são atendidas na loja localizada na Coronel Müssnich, no Centro. Até 2023 existem casamentos programados e as clientes são de diversos municípios do estado, inclusive da região Metropolitana. Para ela, o mês das noivas é novembro. “Nos últimos 10 anos, este é o mês que mais tem casamentos. Março e abril, inclusive, foram mais movimentados que maio, neste ano”, observa.

Noivas vivem dia de Cinderela

A estilista conta que as clientes são tratadas como cinderelas. Uma entrevista é realizada com cada uma e, com base nisso, é feita a seleção de cinco vestidos para que a noiva possa provar e escolher. O orçamento inicial é de R$ 1,5 mil. “Faço a curadoria e indicação, e 90% delas já saem de vestido na primeira visita. Não trabalho mais com os trajes masculinos porque a noiva atual é diferente e precisa de dedicação”, ressalta.

É indicado que a cliente procure o vestido entre 6 e 8 meses antes do casamento. De acordo com a empresária, existe uma mudança no comportamento depois da pandemia. “Ela veio mais focada no significado do casamento, em estar com os amigos e a família presente, celebrando com as pessoas que ama. São mulheres mais românticas, que preferem casamentos menores”, pontua.

Procura de eventos maior

Buffet, coquetel e até mesmo cafés coloniais. Diversos são os pratos, salgados e doces que fazem parte do cardápio da Panificadora Bruxel. Neste mês, a empresa ficou responsável pela parte de alimentação de dois casamentos e, até 2023, tem festas de 15 anos, formaturas, coffee break, reuniões e aniversários agendados.

O proprietário da panificadora Luiz Ângelo Bruxel, também à frente da Arena Bruxel, local de realização de eventos, percebe que a situação começou a melhorar em outubro, com a retomada da economia. Houve uma queda em janeiro e fevereiro, mas em março já retornou forte. No mês de maio os eventos deslancharam.

“A pandemia afetou muito. Nosso serviço no restaurante baixou para menos de 1/3 e os lanches 50%. Fizemos uma readequação financeira e com o auxílio de ações do governo federal conseguimos nos manter nesse período. Foi difícil, mas superamos. A retomada dos eventos será maior do que antes da covid, pois as pessoas querem recuperar esse tempo”, sublinha.

Novos locais para a festa

Cascata das Orquídeas tem eventos programados até 2024 (Foto: Divulgação)

A Cascata das Orquídeas, em Imigrante, é um ponto turístico no município. Cinco anos atrás era comum realizar cerimonias de casamento por lá. Em 2020, foi investido em uma casa de eventos, mas não foi possível realizar nada devido a pandemia. Somente comemorações menores eram feitas até o ano passado.

Conforme o sócio proprietário Tiago Caio, o último casamento que ocorreu na Cascata das Orquídeas foi em abril. Outras festas estão agendadas para 2023 e 2024. “A expectativa para a retomada da economia e dos eventos é a melhor possível, tendo em vista que o segmento foi um dos mais prejudicados pela pandemia. Agora estamos percebendo sinais positivos do retorno das atividades”, salienta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: