Jornal Nova Geração

CONEXÃO NG

Retomada do Rodeio Crioulo Estadual CTG Estrela do Rio Grande resgata tradicionalismo

25° edição do evento cultural reuniu mais de 1,5 mil pessoas e arrecadou cerca de R$ 6 mil reais em bilheteria. 260 laçadores de todo o Rio Grande do Sul estiveram presentes

Cultura gaúcha, provas campeiras de laço e montaria e duelo de prendas marcaram a retomada do tradicional Rodeio Crioulo Estadual CTG Estrela do Rio Grande. A 25° edição do evento ocorreu entre a última sexta-feira, 14, e domingo, 16, e reuniu mais de 1,5 mil pessoas no Parque de Rodeio, sede do CTG. Cerca de 260 laçadores, divididos em 65 quartetos e 130 duplas, movimentaram as competições durante o fim de semana. Além disso, mais de 30 mulheres participaram do duelo de prendas. Ao todo, pessoas de mais de 20 municípios de todo o Estado estiveram presentes.

A comissão organizadora do evento afirma que a retomada superou as expectativas, visto que o evento não foi realizado em 2021. De acordo com Aline Possamai, a organização esperava menos de 50 inscrições para os quartetos. “O rodeio foi excelente, tivemos mais que o número esperado de inscritos. A última edição foi em janeiro de 2020 e essa retomada superou nossas expectativas”, destaca.

Foram arrecadados cerca de R$ 6 mil reais com bilheteria. Metade deste valor será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Estrela, que colaborou com o evento. O restante da quantia será destinada às manutenções que o Parque de Rodeio necessita.

“Tudo que eu lacei, eu ganhei”

O peão Eduardo Martini, mais conhecido como Badico, participa de rodeios pelo Estado há mais de 15 anos. Ele faz parte do Piquete Don Ermilo, de Lajeado, e destaca que por onde a equipe passa, ganha prêmios. “Tudo que eu lacei, eu ganhei. Trio, taça e quarteto”, comemora. Além disso, Badico ressalta como é bom estar competindo. “O rodeio foi bem organizado. É muito bom poder participar aqui em Estrela.”

Presente em todos os rodeios da região, Alisson Patrick também passou o fim de semana competindo, além de se envolver em outras atividades. “Preparei o laço e vim. Eu assisto, laço, participo de todas as maneiras possíveis”.

O patrão do CTG, Jorge Werle, destaca a importância de ter o trabalho reconhecido pela população e pela Administração Municipal. Ele espera que a próxima edição também supere as expectativas, assim como foi neste ano.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: