Jornal Nova Geração

LOGÍSTICA

Reunião trata de projeto para nova ponte na BR

Comitiva regional e Dnit debatem a chance de incluir projeto para reduzir dependência da ligação entre Lajeado e Estrela na passagem sobre o Rio Taquari

Conforme estimativa da Setcergs, demora no trecho da BR-386 em Lajeado e Estrela interfere em 70% das operações logísticas no RS. (CRédito da imagem: Felipe Neitzke)

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevat), junto com representantes do setor produtivo e de logística, se reúnem com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O encontro está marcado para às 14h, desta quarta-feira, 9, na sede do órgão em Porto Alegre. Líderes regionais consideram que é necessário projetar alternativas à única ligação pela ponte do Rio Taquari, na BR-386.

Essa dependência, considera o vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale (CIC-VT), Adelar Steffler, fragiliza todo o estado, pois a rodovia federal absorve o transporte das produções gaúchas do norte e região dos Vales.

Os danos após a enxurrada de maio comprometeram os pilares da estrutura sobre o Rio Taquari entre Lajeado e Estrela . A reforma vai até o primeiro trimestre de 2025. Enquanto isso, motoristas convivem com engarrafamentos na principal ligação com a Região Metropolitana

A presidente do Codevat, Cintia Agostini, realça que essa limitação de tráfego reforça a necessidade de mais ligações entre os municípios da região. “Gostaríamos de avaliar quais os encaminhamentos podem ser adotados. Sabemos que qualquer determinação para incluir na concessão da rodovia depende da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Para o vice-presidente da Setcergs, Diego Tomasi, a região precisa cobrar um projeto de médio e longo prazo. Uma das ideias, seria construir um anel viário, ligando a BR-386 a ERS-130, entre Cruzeiro do Sul e Estrela. “Os caminhões vindos da região central, do Vale do Rio Pardo, poderiam ter um acesso direto para a BR em direção a Região Metropolitana.”

Com as reformas nas pontes e a continuidade da duplicação no trecho urbano de Lajeado, a logística regional tem sido prejudicada. “Estamos bastante preocupados. Infelizmente, o que temos visto é um atraso constante nas obras, e isso está impactando quase 70% das operações no estado”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: