Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

RGE promete investir R$ 430 milhões na região até 2026

Concessionária detalhou plano de melhorias, após reclamações de líderes regionais sobre qualidade do serviço

A RGE apresentou nessa segunda-feira, 21, um plano de melhorias para o Vale do Taquari. O anúncio foi feito em reunião na sede estadual do Ministério Público, em Porto Alegre.

O documento traz ações de curto, médio e longo prazo, para o ciclo 2022 – 2026. As ações foram balizadas nas reivindicações dos municípios. As principais demandas das prefeituras da região são manutenção preventiva, corte de vegetação sobre a rede e troca de postes em estado precário de conservação.

O diretor-presidente da concessionária, Marco Antonio Villela de Abreu, citou como prioridade a manutenção das mais de 90 áreas críticas, identificadas e validadas junto aos prefeitos do Vale e os 1,9 mil quilômetros de linhas que passarão por manutenção. “Citamos ainda a substituição de 4.000 postes, os R$ 14,4 milhões de investimento em rede primária somente em 2022 e a nova base operacional em Estrela com 40 colaboradores”, declarou Abreu.

Reivindicações

Em Bom Retiro do Sul, as comunidades mais prejudicadas, quando ocorrem sinistros são, Pinhal, Fazenda Barros, São João, Cruz das Almas e Mundo Novo, segundo o relatório da Prefeitura. A Administração alega que muito se deve ao fato de que uma das entradas de alimentação do município ocorrer por Estrela. “Consequentemente, quando há queda de postes ou cabo rompido na cidade vizinha, automaticamente Bom Retiro do Sul da mesma forma fica prejudicado”, cita a secretária da Agricultura, Maria Delci Klunck.

Conforme o relatório produzido por Colinas, há a necessidade de podas na vegetação rente à rede elétrica. O levantamento apontou o número de postes em estado precário em cada localidade: 29 em linha Roncador, 44 postes em linha Leopoldina, 13 em linha Santo Antônio, seis em linha Roncadorzinho, 33 em linha Westfália, 71 em linha 31 de Outubro, seis em linha Beija-Flor e 57 postes em linha Ano Bom.

Em Imigrante, há demandas em praticamente todas as localidades. Entre as localidades, os mais afetados são bairro Esperança, Daltro Filho, linha Progresso, Ernesto Alves, Borges de Medeiros e algumas ruas do centro. “Reforçamos que em semanas passadas os problemas se intensificaram com repetidas quedas de energia nas linhas Rechts, Ernesto Alves e Borges de Medeiros”, esclarece o secretário da Administração e Finanças, Charles Porsche.

Em Estrela, o relatório da Secretaria da Agricultura solicitou revisão geral da rede, no interior do município, além de troca de postes. A localidade mais afetada é linha Geraldo. “Os dias de interrupção no fornecimento de energia causam grande perda na arrecadação, podendo ser evitados com manutenção preventiva”, cita o secretário Douglas Sulzbach.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: