Abertura das comportas da barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, resulta em redução de dois metros no nível do rio Taquari. Com isso, embarcações e destroços levados pela enchente de maio podem ser visualizados nesta quinta-feira.
Entre as peças perdidas durante a catástrofe e que podem ter aparecido, a balsa que colidiu e por pouco não destruiu parte da ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela. A reportagem entrou em contato com a Lacel, empresa responsável para identificar a embarcação. A possível balsa está em frente ao silos do Porto de Estrela.
A balsa em questão começou a operar em janeiro deste ano, depois que a enxurrada de setembro de 2023 derrubou a ponte da RS-431, entre São Valentim do Sul e Santa Tereza. Com a enchente de maio, a balsa se desprendeu do atracadouro e foi arrastada pelo rio, passando pelos municípios de Muçum, Roca Sales, Encantado e Arroio do Meio.
A estrutura parou somente quando bateu na ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Não havia pessoas na embarcação, mas carros estavam sobre ela. De acordo com Lacel, o prejuízo foi de cerca de R$ 5 milhões. No último sábado, 10, uma nova balsa voltou a operar.