A previsão é de que o nível do Rio Taquari contine a subir e atinja 27 metros nas próximas horas. Conforme a engenheira ambiental, doutora em Recursos Hídricos e Saneamento, Sofia Moraes, para se ter exatidão, é preciso aguardar a confirmação das chuvas de cabeceira, o que influencia de forma significativa no nível que deve se aproximar dos 24 metros ainda hoje.
“Precisamos nos preparar para uma cheia de médias proporções, prognósticos de chuva para os próximos dias continuam significativos e, certamente, superar facilmente níveis ainda maiores na próxima quarta e quinta-feira.”
Além disso, essa previsão antecipada dá condições de agilizar na realocação das famílias em tempo hábil para não ter maiores impactos, do ponto de vista, social e econômicos.
Sofia reforça que ainda é cedo para afirmar, mas que há possibilidades do rio Taquari se aproximar dos 27 metros. “Não diria alcançar a mesma proporção da enchente de setembro. Para isso acontecer, precisa chover muito ainda nas cabeceiras. No momento, o que temos de chuva para os próximos dias é de grandes proporções. Podemos ter uma inundação que supere níveis maiores do que esperamos e, por isso, estamos atentos para passar a informação mais correta possível. Precisamos estar preparados para uma cheia que possa superar os 27 metros ou ultrapassar.”
Monitoramento
As ferramentas de monitoramento estão funcionando, porém, apresentaram instabilidades mais cedo, mas já normalizadas. “Além dessas ferramentas, estamos conectados com as regiões de montantes, lideranças e Defesa Civil que acompanham os níveis e vamos informando”.