Jornal Nova Geração

ESTRELA

Rogério Heemann é reeleito no STR

À frente da entidade desde 2013, Heemann venceu, em chapa única, por 39 votos a favor

Rogério Heemann foi reeleito para mais um mandato como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela (STR). À frente da entidade desde 2013, Heemann venceu, em chapa única, por 39 votos a favor, dois votos contra, e dois em branco. Entre as conquistas, o presidente destaca o reequilíbrio do caixa do STR.

“Assumimos o Sindicato com um saldo negativo, e hoje temos R$ 200 mil positivos”, explica. Com cerca de 1.150 associados, o STR de Estrela busca defender os interesses dos agricultores. “Lutamos para manter a idade de aposentadoria dos homens aos 60 anos e das mulheres aos 55. A reforma da previdência tentava aumentar as idades.”

O principal desafio até 2025, segundo Heemann, será, em conjunto com Emater e Administração Municipal, promover a sucessão rural, com a manutenção dos jovens no campo. “Precisamos abraçar esta causa, que assola a agricultura. Graças a essas famílias, temos comida na mesa. A produção de orgânicos também deve ser incentivada”, conclui.

Orgânicos

Jaqueline Sulzbach Altenhofen (49) produz verduras e hortaliças orgânicas na linha Lenz, em Estrela. A agricultora teve as vendas prejudicadas em função da pandemia. Hoje, cerca de 30% da produção é destinada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que repassa os alimentos aos alunos das escolas municipais. Os outros 70% são vendidos na Feira do Produtor. “A pandemia nos prejudicou, já que a venda dos alimentos ficou bastante restrita”, explica Jaqueline.

Uma das medidas mais imediatas para auxiliar esses trabalhadores seria o repasse de 30% aos produtores de orgânicos, previsto em lei. “Temos um manejo totalmente diferente e uma série de cuidados para manter a qualidade dos produtos. A primeira medida que poderia ser tomada é este repasse, que já ajudaria muito”, disse.

Jaqueline Sulzbach Altenhofen (49) produz verduras e hortaliças orgânicas na linha Lenz, em Estrela (Fotos: Carlos Eduardo Schneider)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: