Jornal Nova Geração

São João diferente neste ano 

Drive-Thru promoveu saúde, bem-estar e autoestima (Fotos: Larissa Santos)

A Festa Junina é tradicional no Centro de Referência da Assistência Social de Fazenda Vilanova. Neste ano, devido à pandemia, o “Arraiá do Cras” foi adaptado e transformado em um Drive-Thru, em frente ao Ginásio Municipal Águia Azul, próximo à prefeitura, durante toda a terça-feira, dia 22.

Os grupos do Centro de Convivência foram divididos e estabelecidos horários específicos para evitar aglomerações. No chão, sinalização para estimular o distanciamento. O álcool gel foi distribuído, e todos estavam de máscara e vestidos à caráter. 

Conforme a coordenadora do Cras, Liliana de Souza, com a autorização do Centro de Operações de Emergências (COE) Covid-19 foi possível proporcionar este momento aos usuários. “A pandemia deixou as pessoas isoladas. Em casa, elas ficam mentalmente doentes. Essa é uma forma de acolhê-las, trazer descontração, alegria e motivá-las”, afirma.

Liliana de Souza, coordenadora do Cras

Comemoração atípica

A quadrilha foi feita de forma diferente. Por cerca de 20 minutos, os usuários foram convidados a dançar e cantar, cada um em seu espaço. Segundo o coordenador de Grupos do Cras e profissional de Educação Física, Leandro Azevedo, o Drive-Thru buscou promover saúde, bem-estar e autoestima. “O movimento traz diversos benefícios para o idoso, por isso foi pensado em um momento que tivesse, além da interação, atividade física.” 

Leandro Azevedo, coordenador de Grupos do Cras

Comidas

Na festa junina do Centro de Referência não faltaram as comidas típicas: pipoca, bolo de milho e pé de moleque. Marines da Rosa Schorn, de 50 anos, saiu do posto de saúde e passou em frente ao Drive-Thru. Convidada a participar, ela dançou e aproveitou para fazer o lanche. “O bolo de milho é maravilhoso, bom para reviver o São João”, afirma.

“A gente precisa se cuidar”

Odila da Silva, de 65 anos, participa do Grupo de Ginástica e Crochê há três anos. Para ela, a pandemia deixou as pessoas muito estressadas e sedentárias, pois algumas dificilmente saem de casa. “A gente precisa se cuidar, mas não devemos esquecer de praticar atividades físicas. Mesmo sem quentão, foi legal e maravilhoso. Eu adorei”, brinca. 

Mesmo sem quentão, Odila adorou o Drive-Thru junino

Grupo de Música

As crianças também aproveitaram o São João do Cras. As irmãs Erica dos Santos da Costa, de 14 anos, e Jenniffer dos Santos da Costa, de 12, participam há cerca de três anos do Grupo de Música do Cras. Elas contam que, com o grupo, viajam no final do ano para algum lugar, mas em razão da pandemia não puderam mais fazer isso. O Drive-Thru possibilitou que elas revessem os colegas e se divertissem. “Eu gostei, foi muito legal para interagir com quem eu não via há tempo”, conta Erica.

Marines e as irmãs, Erica e Jenniffer, aproveitaram para interagir com amigos
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: