Foi instalada na terça-feira, dia 30, a nova passarela metálica ligando a Seca Baixa com a Linha Ernesto Alves. A estrutura antiga foi arrancada pelas enxurradas do dia 1 de maio, data da maior enchente registrada em Imigrante. Além da passarela, só na Seca Baixa, foram outras duas pontes de concreto e quatro pinguelas levadas. Ao todo, foram 12 estruturas de passagem de veículos e pedestres arrancas ou com avarias.
O acesso na Seca Baixa era uma das prioridades no município, pois além de moradores que tinham que fazer cerca de 10 km entre o acesso via Bairro Esperança, ou pela ponte da Divisa, a via é necessária para o escoamento da produção, acesso ao Centro Comunitário e a Igreja Martin Luther, assim como, na parte da Linha Ernesto Alves, o acesso ao Turno Integral, ao Cemitério, casa mortuária e a Igreja Missouri.
A nova passarela tem comprimento de 28 metros, com investimento de R$ 207 mil, de recursos da Defesa Civil. Foi construída em ferro galvanizado e pintura automotiva para evitar ferrugem e corrosão. As novas estruturas das cabeceiras foram refeitas e erguidas em mais de um metro para evitar novos danos com as enchentes.
Com o peso e comprimento da nova estrutura, para a instalação foi necessário um guincho de longo alcance e suporte de peso. A instalação foi coordenada pela empresa vencedora da licitação, técnicos e engenharia. Ainda faltam obras de aterramento e preenchimento das cabeceiras, e a colocação de guarda-corpo nas rampas de acesso. A ponte está liberada para uso, mas a população deve ficar atenta para evitar acidentes.