A manutenção das estradas de todas as localidades do interior de Bom Retiro do Sul passa a ser responsabilidade da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Serviço antes prestado pela Secretaria de Obras é incorporado à Agricultura pela aproximação da pasta com as demandas dos produtores rurais.
Conforme o secretário da Agricultura, Marcio Mühl, 41, dividir o município entre zona rural e zona urbana possibilita às secretarias atender com qualidade as suas áreas de abrangência além de ser um pedido antigo da comunidade.
“Dessa forma, a gente otimiza o atendimento. Enquanto estamos trabalhando nas estradas, podemos fazer o acesso do produtor. Nesse formato, qualifica o suporte oferecido ao nosso colono”, pontua Mühl.
Produtor rural da localidade do Faxinal do Silva Jorge, José Gilberto Junges, 62, coloca que quando o atendimento do interior ficava dividido entre duas secretarias, havia desencontro de informação e muitas vezes o produtor ficava desassistido. Segundo ele, centralizando os serviços, a Agricultura se torna a única referência ao morador das localidades.
A primeira estrada atendida pela Agricultura neste novo formato é a ERS-129, entre a Pedreira e o Faxinal do Silva Jorge. Os trabalhos iniciaram na sexta-feira, 3, e seguem ao longo da semana, com patrolamento e colocação de material.
Perfil do secretário
Marcio Mühl é operador de máquinas do município, produtor rural há mais de 30 anos e técnico veterinário. Conforme Junges, o pedido do interior sempre foi para que a Agricultura fosse atendida por um produtor rural. “Só quem vive a realidade do agricultor entende as nossas necessidades”, finaliza.
Mühl pede a colaboração da comunidade neste início de trabalho. Explica que as máquinas passam por avaliação mecânica e reparos. “A maior parte do maquinário do município agora fica com a Agricultura. Assim que todas estiverem em boas condições de uso, conseguimos organizar o fluxo e agilizar os serviços”, conclui.