Em outubro, a Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul enfatiza a disponibilidade de exames de mamografia no município. A campanha tem o objetivo de compartilhar e difundir informações para promover a conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero. A pasta avalia que é necessário incentivar o diagnóstico e tratamento precoce, a fim de reduzir o índice de mortalidade dessas doenças.
No município, a secretaria reforçou o trabalho diário nesse sentido. A estrutura de saúde local torna possível fazer até 40 mamografias por mês para mulheres com idade igual ou superior a 36 anos.
O governo de Bom Retiro ressalta que o serviço é gratuito. Basta comparecer na Secretaria de Saúde para agendamento e apresentar um encaminhamento médico ou de enfermagem.
O secretário Paulo Ricardo Marmitt aponta para a importância do exame preventivo. “Peço a todas as mulheres, façam a atualização de seu cadastro junto à secretaria e também, aquelas com exames marcados, para que compareçam na data agendada, pois somente com o exame preventivo será possível identificar e prevenir problemas futuros”, alertou.
Informações podem ser obtidas em todas as unidades básicas de saúde do município.