Incentivar o consumo consciente, descarte correto de resíduos e cuidados com o meio ambiente. Com ampla programação, a primeira edição da Semana Municipal do Lixo Zero em Estrela tem o objetivo de engajar a comunidade e promover hábitos sustentáveis. O tema proposto para as atividades é “Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades” e busca elucidar à sociedade acerca da destinação de resíduos.
As ações preveem ambientes de discussão e conscientização sobre a temática, estímulo da economia de inclusão social, bem como meios de redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos. A abertura da programação ocorre neste sábado, 21, com diversas ações no bairro Moinhos. As atividades são organizadas pela Sala Verde e Departamento do Meio Ambiente do município.
A coordenadora da Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, Luana Hermes, destaca que a participação da comunidade, além de trazer benefícios ao meio ambiente, é importante para que as iniciativas sejam compartilhadas. “Vamos ter o Dia D, uma atividade que convidamos as pessoas a recusarem o uso de sacolas plásticas. Também teremos ações voltadas aos animais”.
Reuniões e rodas de conversa fazem parte da programação. De forma online, estão previstos debates sobre os conceitos do Lixo Zero e também assuntos relacionados às mudanças climáticas em Estrela. Uma mesa redonda, com convidadas do Ministério Público e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ocorre no dia 24 de outubro, junto à apresentação do Projeto Verde Urbano.
O que é Lixo Zero
A coordenadora explica que o conceito de Lixo Zero é debatido em nível nacional e muitas cidades buscam se adaptar às práticas. “É uma forma de aprender a se relacionar com os resíduos que geramos”, aponta. Ela destaca que as metas são éticas, econômicas, eficientes e visionárias para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e refletir sobre os hábitos.
Uma das iniciativas, ressalta Luana, é deixar de reconhecer o lixo como um saco preto com itens misturados e perceber esses materiais como resíduos que podem ser classificados como orgânicos, recicláveis ou rejeitos. Além disso, a programação leva à reflexão sobre os caminhos e destino final dos dejetos ao descartá-los.
“A busca é pelo máximo aproveitamento dos recursos e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução, ou mesmo o fim, do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e ou para a incineração”, avalia.
Programação:
Sábado, dia 21:
9h às 14h: Abertura da 1° Semana Municipal Lixo Zero no bairro Moinhos
Atendimento aos animais domésticos, com aplicação de medicamentos
Ação de Chipagem em cães e gatos em parceria com a Sema do Estado
Doação de mudas nativas produzidas no viveiro municipal
Plogging para recolhimento de lixo e conscientização ambiental
Domingo, dia 22:
Entenda o Conceito Lixo Zero (online, pelas redes sociais)
Segunda-feira, 23:
Reunião com a Comissão sobre Mudanças Climáticas de Estrela (apenas convidados)
Terça-feira, dia 24:
14h: Roda de conversa: Compostando com a Apae – atividade para os alunos
19h: Mesa Redonda: Mudanças Climáticas, como mitigar os seus efeitos?, no auditório do Ceiteq com painelistas
Andrea Almeida Barros: Promotora de Justiça desde 2000, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (Unisinos), Mestre em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), Doutora em Ciências Ambientais: ambiente e desenvolvimento. Coordenadora do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari. Professora, pesquisadora, palestrante e escritora
Venisse Schossler: Doutora em Geociências pela Ufrgs, com especialização em climatologia, teleconexões climáticas e dinâmica costeira. Pesquisadora do Centro Polar e Climático da Ufrgs e do INCT da Criosfera.
Apresentação do Projeto Verde Urbano, elaborado pela equipe da SEDIS.
Quarta-feira, dia 25:
14h às 15h: Dia D – Convite à comunidade para recusar o uso de sacolas plásticas. Entrega de ecobag no centro
Quinta-feira, dia 26:
9h30min às 11h: Dia D – Convite à comunidade para recusar o uso de sacolas plásticas. Entrega de Ecobag no centro.