O turismo regional foi pauta do IV Encontro Itinerante de Guias de Turismo do RS, que ocorreu durante a Mutifeira na tarde deste sábado, 30, no Porto de Estrela. Líderes do estado discutiram sobre o setor, expectativas de recuperação e melhorias.
Segundo o presidente da 7ª Estrela Multifeira, Leandro Kremer, essa é a primeira vez que a feira está agregando os profissionais de turismo. Para ele, é necessário tornar esta área um negócio. “Que a gente consiga transformar nossas belezas e torna-las rentáveis para fazer com que as pessoas permaneçam aqui. Este é o desafio, criar pontos turísticos e comercializá-los”, observa.
Conforme o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, as pessoas dividem o turismo de desenvolvimento, o que é errado. Ele ressalta que turismo é desenvolver, é gerar emprego e renda. “O primeiro setor a ser atingido e um dos últimos a retornar é esse. Por isso, criamos linhas de crédito específicos com seguro para pessoas que estão envolvidas com turismo, para não sentirem tanto os impactos”, afirma.
Brum salienta que a região é colonizada por alemães e italianos, e possui diversos diferenciais como a gastronomia, o evento do Chucrute e as belezas naturais. “Tem de tudo. Novos produtos estão sendo comercializados como o Trem dos Vales e o Cristo protetor de Encantado”, aponta.