O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai investigar as causas das rachaduras no solo em Linha Ano Bom Alto, Colinas. A visita de especialistas ao Morro da Harmonia, que dá nome à lagoa, será na próxima terça-feira, 4.
Eles devem avaliar as condições da área com mais de 22 mil m², e imediações. Em paralelo a isso, um geólogo contratado pelos moradores fará os testes para emissão de laudo no domingo, 2.
Segundo o chefe do Executivo, Sandro Herrmann, em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, desta quinta-feira, 29, a rachadura tem em torno de 140 metros. As casas mais próximas ficam a cerca de 40 metros.
O município decretou situação de emergência e solicitou reconhecimento federal por “anormalidade por desastre”. Porém, o prefeito acredita que o solo tenha se acomodado e nada de mais grave acontecerá — o que precisa ser comprovado em análise técnica.
Nesta quarta-feira, 28, a Promotoria de Justiça de Estrela emitiu um despacho sobre o risco. O documento recomenda a interdição de estradas e caminhos que apresentem fissuras. Conforme o prefeito, o trânsito está em meia pista a na localidade
Assista a entrevista na íntegra