Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Sessão itinerante reúne comunidade no Faxinal do Silva Jorge

Mais de 40 pessoas compareceram ao primeiro encontro do projeto de descentralização das sessões. Renovação de contrato de funcionários para a Secretaria de Obras foi aprovada pelos parlamentares

Sessão itinerante reuniu população do interior (Foto: Divulgação)

A primeira sessão descentralizada da câmara contou com grande participação da população do Faxinal do Silva Jorge. O projeto itinerante iniciou nessa terça-feira, 28, e contou com cerca de 40 pessoas no salão da comunidade. Durante o encontro, os vereadores aprovaram um projeto e seis indicações, além de debater sobre as necessidades da localidade.

O projeto que autoriza a manutenção de contratos de nove funcionários para a Secretaria de Obras teve aprovação unânime. São seis cargos de auxiliar de obra, um de operador de máquinas e dois de motorista. A decisão, no entanto, gerou críticas ao excesso de renovação e contratações e falta de concurso público. O vereador Diogo Antoniolli (PTB) destaca que há anos é solicitado um edital.

“Isso afeta a qualidade dos serviços oferecidos pelo município” afirma o vereador. Ele cita que na área da educação, por exemplo, há rotatividade de professores, e que devido a isso, o ensino dos alunos é impactado. “Nossos professores não ficam em Bom Retiro do Sul. Vão para cidades que têm concurso público”, conclui.

Nova Emei

O vereador Fábio Porto Martins (PSB) indicou ao Executivo que seja feito um estudo de viabilidade para instalação de uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) na comunidade do Faxinal do Silva Jorge. Segundo ele, hoje as crianças precisam se deslocar ao centro da cidade para ir até uma creche.

“Caso haja demanda, atenderia toda essa região. Sabemos que é algo que não ocorre rápido, mas é um início. Caso necessário, poderia ser um anexo à Emef Anita Ferreira de Moraes, que já possui estruturas de refeitório e banheiros. O custo seria menor”, sugere o parlamentar.

O vereador Silvio Roberto Portz (MDB) também indicou que seja feito um mapeamento da iluminação pública no interior. De acordo com ele, o serviço na zona rural do município é defasado e carece de mais atenção do Executivo. Na oportunidade, demais parlamentares citaram o projeto de lâmpadas de LED, que também deve abranger localidades do interior. As lâmpadas estão projetadas para as localidades de Pinhal, Cruz das Almas e Faxinal do Silva Jorge.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: