Sete municípios do Vale do Taquari irão receber a revisão dos planos diretores e o mapeamento de áreas de risco. A mestre e doutora em planejamento urbano e regional, Izabele Colusso, explica que a intenção é de forma breve, realizar um mapeamento de risco, para dar base e subsidio, as áreas seguras de serem ocupadas e indicar novos vetores de crescimento urbano.
A ação que contempla Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Encantado, Muçum e Roca Sales, irão ser realizadas de forma individual, devido às especificidades de cada cidade, menciona o arquiteto e urbanista Marcelo Heck, que ressalta, “ainda que seja um processo que tem caráter emergencial, é preciso se adequar as parte fundamentais do processo.”
Em torno de 30 dias, o zoneamento de risco deve ser entregue aos municípios, com as diretrizes prioritárias de ocupação em dois meses. O arquiteto da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano), Ivan da Silva, enfatiza que o processo inicia com o mapeamento das áreas de risco, a execução dos planos diretores e a legalização dos planos setoriais.
Confira a entrevista na íntegra