Jornal Nova Geração

RÚSTICA DE ESTRELA

Superação, alegria e emoção na linha de chegada

A 14ª edição da Rústica de Estrela reuniu mais de 450 pessoas de cerca de 40 municípios nas quatro largadas

14ª edição da prova distribuiu 150 troféus e mais de 520 medalhas (Foto: FS Imagens/Governo de Estrela)

O Parque Princesa do Vale recebeu nesse domingo mais de 400 atletas de 40 municípios para a disputa da 14ª Rústica de Estrela. O evento ocorreu em quatro distâncias de corrida com 16 faixas etárias adulto e infantil.

A categoria Iniciantes reuniu dezenas de crianças com oito anos ou menos. Para muitos, a primeira prova. Para alguns os 200 metros do trajeto, mesmo na companhia de pais ou irmãos, parecia não ter fim. Foi o caso de Henrique Ferronato Dotto. Com apenas 3 anos, correu pela primeira vez. Cansado, precisou por alguns metros ganhar o colo da mãe. Mas não desistiu e, sob incentivo da irmã Betina – que também correria a categoria Infantil –, do pai, da mãe e de todo o público, cruzou sozinho a linha de chegada, para então, orgulhoso, receber a primeira medalha da vida.

O vencedor geral foi Henrique Augusto Shure, 08, de Arroio do Meio. Depois de correr, o menino foi apoiar os pais Fernando e Ângela, que correriam a prova adulto. “O Henrique correu aqui pela primeira vez. Eu e o Fernando sempre viemos. Que bom que a prova voltou após a pandemia. Aqui é muito organizado, tem muitas atrações, é gostoso participar”, resumiu a mãe do garoto, já no aquecimento para a sua largada. Ela, por final, foi a segunda colocada geral feminino nos 10 km.

Força e superação

Mais de 350 pessoas largaram para as provas adultas de corrida e caminhada. Muitos deles, velhos conhecidos da prova, como seu Ruberto Horn, que aos 85 anos foi o homenageado com o nome do troféu deste ano, e mais uma vez foi também o mais idoso entre todos; e dona Maria Bispo Rodrigues, 78 anos, com a sua já inconfundível regata do Grêmio, seu time do coração.

Alegria e emoção

As feições nas chegadas eram as mais diversas. A maioria de rosto fechado, sinônimo do esforço utilizado, mas sem esconder a satisfação pela meta alcançada. Enquanto uns abriram sorrisos, outros caíram em lágrimas. Daniela Rodrigues da Silva foi um caso. A estrelense, que participou de todas as 14 edições da prova até hoje, reconheceu nunca ter se emocionado tanto. “É uma série de fatores. A começar porque perdi minha avó, que faleceu há 30 dias. Ela sempre me apoiou muito e vinha aqui torcer por mim. Também por minha própria superação”, disse ela, ainda tomando fôlego, ao lembrar que nos treinos fez o percurso dez vezes, mas o melhor tempo foi mesmo o registrado na prova. Foi o segundo melhor entre as mulheres dos 5 km (22m09s), atrás apenas ao de Paola Horst Alves (20m52s).

De Estrela para Boston-EUA

Nos 10 km, o mais rápido entre os homens foi Ramon Anschau, com 33m11s. Entre elas, a vencedora foi Cassiana Hauschild Stringhini, com 41m06s. Com 32 anos, ela começou a correr há menos de dez, mas já tem feito história.

Em Estrela, estreou este ano. “Foi minha primeira Rústica de Estrela. Adorei. Recentemente, na maratona de Porto Alegre alcancei o índice para a Maratona de Boston-EUA, que ocorre em abril, e onde só participa quem justamente tem o índice”, explica ela, sobre a hoje mais tradicional prova de longa distância do mundo. “Vou ir, estou treinando muito, mesmo sem poder abandonar a rotina de vida de quem não é atleta profissional”, confessa a dentista de Lajeado.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: