O retorno às aulas na Rede Municipal de Educação ganhou, nesta quinta-feira, um forte reforço no quesito segurança quando o assunto é o combate a Covid-19. Além do respeito aos protocolos sanitários exigidos pela legislação, a Administração Municipal aliou-se ao emprego de moderna tecnologia para que isso ocorra de maneira ainda mais salutar e tranquila para alunos, famílias, professores e equipes de trabalho. Em acordo fechado com a empresa estrelense Medical San, a Secretaria de Educação irá equipar, com 280 aparelhos, todas as salas de aula e outros espaços comuns das 21 escolas municipais com aparelhos geradores de ozônio. O Ozonyx, que já está presente em todo o País, tanto em escala pública como privada, realiza a sanitização de ambientes. Os aparelhos são capazes de eliminar vírus, bactérias e fungos do ar, tornando espaços fechados mais higienizados, salubres e seguros, o que corrobora na investida contra a pandemia.
A negociação entre as partes vem desde o início da gestão, mas nesta quinta-feira (04), em encontro no gabinete do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, foi selado. Na reunião, em também presença dos secretários municipais de Educação, Elisângela Mendes, e da Fazenda, Rodrigo Kich, o CEO da Medical San, Mauro Santos Filho, deu detalhes do avanço que será dado no sentido da sanitização dos espaços, o que é fundamental no processo de bloquear a pandemia. “O ato de investir em tecnologia cientificamente comprovada fortalece a proposta desta gestão pública, gerando uma segurança maior em todos os públicos envolvidos com o retorno das aulas, tanto professores, pais, funcionários e alunos poderão usufruir de um ambiente mais salubre através da oxi-sanitização“, afirma. No início da semana os aparelhos começarão a ser entregues nas escolas, cujas equipes receberão orientações técnicas para seu correto uso.
O desenvolvimento da linha Ozonyx é o resultado de um trabalho de quase duas décadas de pesquisas e testes realizados pelo engenheiro Alberto Valdameri, de reconhecida experiência na área, em parceria com Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates) e outras esferas. “Os geradores de ozônio para oxi-sanitização são tecnologias que transformam oxigênio (O²) em ozônio (O³). Com alto poder oxidante e germicida, o elemento atua na destruição da parede celular de bactérias, fungos, vírus e protozoários, os eliminando, melhorando a qualidade do ar e diminuindo as chances de contaminação”, explica o engenheiro Valdameri. “A parceria entre Medical San, a Univates, a empresa Alvap e a Unicamp de Campinas permitiu a realização de muitos estudos e testes sobre a eficiência do ozônio em suas diferentes utilizações. É um desinfetante viável e ambientalmente correto, o que garante a segurança microbiológica, o que foi comprovado”, atesta.
Através da Medical San, sediada em Estrela, o produto passou a ser comercializado e hoje é utilizado em ambientes particulares como quartos e carros e está presente em grandes empresas privadas e instituições públicas na região, Estado e País, como em redes de hotéis, restaurantes, bancos, aeroportos, shoppings e outros, nos mais diversos locais de circulação e concentração de pessoas. No Estado, o município de Novo Hamburgo já tomou medida semelhante. Foram mais de 3,2 mil aparelhos encomendados.