Cerca de 140 veículos estão reunidos no Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo, em Teutônia para a segunda edição do Encontro Estadual de Motorhomes. A programação começou na segunda-feira, 18, e segue até domingo, 24. O evento é organizado pela Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação (Rancho Móvel), com apoio da administração municipal de Teutônia.
Os mais de 140 veículos participantes têm como objetivo conhecer a cultura, as belezas naturais e a gastronomia local. “As pessoas interessadas em conhecer os viajantes, seu estilo de vida e fazer novas amizades serão bem-vindas para visitação no local”, destaca o presidente da Rancho Móvel, Vitor Pochmann, 69 anos.
Ele explica que o encontro promove o conceito de turismo móvel. “Nos consideramos difusores do turismo, pois visitamos diversos municípios do estado e do país. Nosso grupo nos proporciona novas experiências, conhecimento de novos lugares, ampliação de nossa rede de amizades, reencontros com amigos e a chance de retribuir o carinho recebido em cada destino.” Pochmann conta que a paixão por autocaravanas surgiu por acaso. “Fui comprar um ônibus para o meu carro e acabei saindo com um ônibus, que transformei em um motorhome.” Sobre o encontro em Teutônia, ele destaca que a escolha foi motivada pelo acolhimento da população local.
“Foi a melhor coisa que fiz na minha vida”
Heitor Schmidt, 62 anos, natural de Colinas, encontrou no universo dos motorhomes um estilo de vida que combina liberdade, convivência e descobertas. Há cinco anos, depois de se aposentar, decidiu investir nesse modo de viajar. “Foi a melhor coisa que fiz na minha vida.”
Ele destaca a integração proporcionada pelos encontros. “É um mundo diferenciado, que conecta pessoas de várias cidades e até de outros estados. Temos amigos do Uruguai, do Espírito Santo, entre outros lugares. É um encontro maravilhoso, que agrega valores familiares.” Entre os destinos preferidos está o Uruguai. “É um país maravilhoso, seguro e com pessoas muito acolhedoras.” Outro favorito é a Bahia, onde costuma passar temporadas de até um mês.
Saiba mais
A Associação Rancho Móvel, sem fins lucrativos, foi criada há 25 anos por um pequeno grupo de amigos que decidiu viajar juntos pelo Rio Grande do Sul para conhecer novas culturas, gastronomias e vivenciar diferentes experiências. Com o tempo, novos associados aderiram ao grupo, que hoje conta com mais de 300 integrantes. Os encontros são realizados mensalmente em municípios do estado, totalizando oito eventos por ano. Atualmente, a associação também realiza intercâmbios com grupos de Santa Catarina e do Paraná. Com a adesão de membros em Teutônia, o município foi escolhido como sede para o encontro em junho.