Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Trabalho coletivo é base do desenvolvimento de Teutônia, diz presidente da CIC

Renato Scheffler participa de programa em celebração aos 42 anos da cidade, direto da Lagoa da Harmonia

(Foto: Mateus Roiss)

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC-Teutônia), Renato Scheffler, atribui as virtudes do município às características herdadas dos primeiros imigrantes germânicos. Quando os antepassados chegaram à região, encontraram condições muito difíceis e precisaram se unir para construir um ambiente de sobrevivência.

Em entrevista direto da Lagoa da Harmonia, no Frente e Verso especial de aniversário dos 42 anos da cidade, Scheffler destaca a característica base de trabalhar de forma coletiva em prol do desenvolvimento. “O vale do Taquari tem essa questão do associativismo e é importante dizer que é dessa base que Teutônia se formou.”

Entre os desafios para manter o ritmo de desenvolvimento, o presidente da CIC aponta a duas prioridades. A primeira diz respeito à qualificação de mão de obra para suprir as necessidades das empresas com potencial de expansão. Embora haja um processo já em andamento por meio das instituições locais, o crescimento dos negócios demanda mais trabalhadores habilitados.

Outro gargalo está na mobilidade urbana. À medida que a cidade se desenvolve, aumentam as dificuldades no trânsito interno e no escoamento da produção. Conforme Scheffler, há articulações para solucionar os entraves, e volta a ganhar força um antigo debate sobre a construção de um rodo-anel, de modo a deslocar os veículos pesados das vias urbanas.

A CIC-Teutônia tem cerca de 530 associados.

Assista a entrevista na íntegra 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: