Com 120 anos de trajetória, o Colégio Martin Luther (CML), de Estrela, segue reafirmando seu compromisso com uma educação voltada para o desenvolvimento integral dos alunos. Fundado em 10 de setembro de 1904, o CML cresceu e consolidou-se como uma referência no Vale do Taquari, sempre mantendo como essência o aprendizado para além dos conteúdos escolares.
Diretora do colégio, Karin Kern, explica que essa filosofia faz parte da instituição desde suas origens. Inspirados na frase “Aprender é para a vida” ela conta que essa visão não orienta somente o conteúdo em sala de aula, mas também a forma como as equipes cuidam das necessidades e do crescimento pessoal de cada aluno.
“Quando a gente fala que os alunos são preparados para a vida, isso significa que apoiamos o que cada um deseja fazer. Se é fazer um intercâmbio, ir para o mercado de trabalho, prestar o vestibular para uma grande universidade ou realizar as provas do Enem. Nosso objetivo é que eles saiam preparados para as escolhas que fizerem”, destaca Karin.
Apoiados pela Rede Sinodal, o CML oferece uma estrutura diferenciada que atende Educação Infantil e Ensino Fundamental, Médio e Técnico. E para isso, utiliza o sistema apostilado há 20 anos, com materiais que chegam bimestralmente, organizados de forma sequencial para garantir um aprendizado contínuo e estruturado.
“A característica do Sinodal, é ser uma rede que respeita a comunidade de cada escola. Diferente de outras redes que são mais padronizadas”, afirma a diretora. “Ainda assim, ela também pensa os eventos, seminários e cursos para a formação de professores, diretores e equipe administrativa, para um bem comum de todas as escolas. Eles dão suporte para as escolas que fazem parte dessa rede, com base nos princípios luteranos”.
O bate-papo completo com Rita Fritz e Karin Kern pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Black Contabilidade, Marcauten, Dale Carnegie, Sunday Village Care e PróAço.
Projeto Líder
Antonio Meneghetti
Em um mundo de constantes mudanças, um líder precisa estar preparado para enfrentar os desafios e adaptar-se às circunstâncias. Por isso, nos dias de hoje, pode-se dizer que resiliência é a palavra-chave do sucesso.
Em “Projeto Líder”, o leitor é guiado por uma jornada de descoberta e aprendizados sobre fundamentos essenciais para que um líder alcance seu pleno potencial.
O livro oferece insights sobre como lidar com os desafios empresariais, mas também apresenta ferramentas e estratégias para alcançar o sucesso.
Entrevista
Rita Fritz • Administradora do Colégio Matin Luther
Karin Kern • Diretora do Colégio Martin Luther
“Liderar uma equipe diferente é um desafio bacana”
Wink – Qual a importância da educação básica na formação das pessoas?
Karin – É na educação básica que a gente planta sementes, desde os pequenos, a gente via trabalhando e desenvolvendo o trabalho porque isso vai ser colhido. Desde pequenos, esse olhar e cuidado com a educação são importantes.
Wink – Como é a experiência de alguém que trabalhou com marketing e posicionamento de mercado ao migrar para a educação?
Rita – A Docile atua no mercado com um produto físico. Ela começou vendendo um commodity e foi mudando seu posicionamento. Hoje ela quer vender uma ideia, um conceito. O colégio, para começar, é um serviço onde a contratação é muito diferente. Quando a família vem conhecer a escola, normalmente é quando a criança está ingressando na sua vida escolar. E ela precisa conhecer o espaço e as pessoas. Precisa se sentir acolhida. tem uma série de pequenas etapas nesse processo, mas ela está fazendo uma contratação para o resto da vida. Porque você vai criando vínculos e laços. É de um valor diferente, um envolvimento diferente, mas é marketing.
Wink – Quais são os desafios do universo escolar? Como vocês lidam e trabalham juntas para essa administração?
Karin – São vários desafios, desde o olhar pedagógico, até a mediação com a administração. Mas se resolve com um bom planejamento. Agora já estamos trabalhando no planejamento para 2025. Temos uma entidade mantenedora que faz a gestão da nossa escola também. E as nossas propostas são levadas a eles que nos ajudam a cuidar e a vislumbrar o futuro do Colégio Martin Luther. Mas é um desafio diário fazer essa gestão e estar na liderança, porque temos que entender o lado dos pais, professores, coordenadores e colaboradores. Liderar uma equipe tão diferente é um desafio bacana.
Wink – No ambiente empresarial se trabalha muito com orçamentação, planejamento. E nesse dia a dia com a escola, como funciona?
Rita – Na escola também tem que fechar, né? Temos várias coisas que contam a favor da gestão, porque a gente já está com o calendário de atividades de 2025 aprovado. Então, esse é o norte onde você vai alocar os recursos. A rede Sinodal é uma rede que promove muitas atividades, muitos eventos e encontros. E tudo isso requer um planejamento. A nossa escola tem praticamente toda sua receita que depende da mensalidade. Então, com esse calendário de ações no ano, fica mais fácil de conseguir planejar. O orçamento é olhado diariamente.