Jornal Nova Geração

TURISMO

Trem da Imigração já comercializou 30% dos ingressos para novembro

Organização espera até 3 mil passageiros nos primeiros dias de operação, em novembro

Atração terá vagões de passageiros com atrativo ítalo-germânico (Foto: Angélica Pott)

A 1ª edição do Trem da Imigração já atrai o público para um passeio com animação, cultura e histórias pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, entre os municípios de Colinas e Roca Sales. As primeiras viagens da atração, marcadas para os dias 4, 5 e 6 de novembro, já tiveram 30% dos ingressos comercializados.

A região foi colonizada por diversas culturas, em especial a italiana e a alemã. “O roteiro entre Colinas e Roca Sales de forma turística já ocorreu em 2020, em continuação ao Trem dos Vales. No entanto, devido às características de cada passeio, os seus idealizadores agora optaram em criar um novo produto”, afirma o coordenador do Trem da Imigração, Rafael Fontana.

Os municípios também trabalham na organização de eventos que ocorrem em paralelo às viagens do trem. Roca Sales vai realizar o Campeonato Gaúcho de Motonáutica e Jetski no Parque Náutico. Em Colinas, vai ocorrer o Festival da Primavera. As atrações visam complementar as belezas dos morros e do Rio Taquari e os espaços ítalo-germânicos dentro dos vagões de passageiros.

O passeio

Na primeira edição, são 10 viagens nos dias 4, 5 e 6 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo). O trajeto tem 17 quilômetros e é percorrido com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, General Purpouse, com 12 vagões de passageiros – pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul. O percurso dura cerca de 1h. Dois túneis e três viadutos compõem o cenário da ferrovia, inaugurada em 1960.

Horários e bilhetes

Na sexta-feira, dia 4, o passeio sai às 14h30min de Colinas a Roca Sales e às 16h30min de Roca Sales a Colinas. Já no sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min.

Nos dois percursos, o retorno dos passageiros aos municípios de partida dos trens acontece por meio de transporte rodoviário.

A projeção da organização é de três mil visitantes – 30% dos bilhetes já foram comercializados. Os bilhetes estão à venda no site www.tremdaimigracao.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

O Trem da Imigração é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e apoio e cooperação da Rumo Logística.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: