Jornal Nova Geração

COLINAS

Três projetos ficam retidos e votações são adiadas

Na pauta estavam o repasse de R$ 70 mil ao Centro Cultural Morgenstern, mudanças no Plano da Unimed e a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente

Projetos ficam baixados até a próxima sessão, que ocorre no dia 6 de março (Foto: Divulgação)

A sessão da câmara de vereadores da quarta-feira, 21, foi marcada por questionamentos aos projetos de lei enviados pelo Executivo, que motivaram o adiamento da votação. O de maior repercussão foi o que viabiliza o repasse de R$ 70 mil para auxiliar na manutenção das atividades do Centro Cultural Morgenstern, para o pagamento da restauração de trajes oficiais dos dançarinos, dos instrutores de danças, das viagens para apresentações, entre outras demandas dos grupos.

Os vereadores Marcelo Schroer e Rodrigo Horn, ambos do MDB, afirmaram entender a importância que a entidade tem para fomentar a cultura local e divulgar a cidade no estado e país, porém questionaram a falta de informações para votar o projeto com tranquilidade. “O plano de trabalho para esse ano, que veio com o projeto do Morgenstern, está sem a assinatura da presidente, por exemplo. Isso vale o mesmo que um cheque sem assinatura”, comparou Schroer.

Horn elencou outras falhas que prejudicaram a votação na sessão de quarta. “Trata-se de um valor considerável, que o município vai tirar do caixa. Precisamos saber e entender quanto será gasto em cada necessidade. São informações básicas para que possamos analisar e votar esse repasse”, enfatizou, ao salientar que foi cobrado por um munícipe sobre mais esse montante destinado ao Centro Cultural.

Plano Unimed

Os parlamentares do MDB também questionaram o projeto de lei que altera o benefício do Plano Unimed para os servidores públicos. Eles criticaram a extinção dos vereadores do benefício, enquanto o prefeito, os secretários e a vice-prefeita foram mantidos, e o fato dos conselheiros tutelares terem que pagar 100% do valor. Por faltar justificativas para essas demandas, o projeto também foi retido pelo setor jurídico da Câmara.

Criança e adolescente

O projeto que trata sobre a Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente também teve a votação adiada por erros no texto, o que, segundo alguns parlamentares, comprometeu o entendimento do mesmo. “Há trechos de um artigo que nada tem a ver com o teor do conteúdo, parece um ‘copia e cola’”, justificou Schroer.

Combate à dengue

As ações voltadas à prevenção da doença e combate ao mosquito transmissor foram assunto na fala da vereadora Sílvia Patrícia dos Santos da Costa (PTB). “As agentes de saúde e de pandemias também iniciaram, neste mês, um mutirão, quando foram coletados oito amostras de larvas e, entre elas, sete deram positivas. Importante lembrar que em 2022 o nosso município teve muitos casos de dengue e não queremos que isso se repita”, ressaltou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: