Com previsão para ser inaugurada em novembro, a trilha ecológica segue com as obras avançadas. A estrutura, que promete ser referência no turismo regional, unirá o Parque da Lagoa à Escadaria, e promete levar o turista por um caminho de contemplação junto às margens do Rio Taquari.
Conforme o arquiteto responsável pelo projeto Arthur Sfoglia, mais de 44,26% da obra já foi executada pela empresa vencedora da licitação. No último mês foram instaladas as superfícies elevadas que permitem ao turista andar tanto sobre a área verde quanto sobre o rio. “São estruturas que respeitam o meio ambiente, preservando a mata existente e integrando as pessoas à paisagem”, destaca.
Toda base do mirante e a estrutura da passarela já estão prontos, bem como foi iniciada a construção da segunda passarela, que inicia na Escadaria. “Semana que vem vamos retomar a etapa de pavimentação da parte mais baixa da trilha. Essa etapa vai ligar as duas passarelas metálicas criando uma praça na beira do rio”, enfatiza o arquiteto.
Para a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, a trilha será um marco no turismo da região. “É importante ressaltar que a trilha faz parte de um conjunto de obras de revitalização da orla do rio, que iniciaram pela escadaria e seguirão, inclusive com a pavimentação e construção de ciclovia na RS-129”, conclui.
O percurso de 375 metros é construído em uma área de mais de 11 mil metros quadrados em meio a vegetação. O projeto aponta três áreas de contemplação do local, um mirante e um pier flutuante. Em razão do risco de enchentes no município, os materiais são pensados para não serem danificados. A trilha será feita com o mínimo de impacto ambiental. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão, com recursos de emendas parlamentares e contrapartida municipal.