A cascata Santa Rita é um dos principais pontos turísticos de Estrela. Mas nunca foi tratado como tal. Nos últimos anos, uma sucessão de promessas e obras anunciadas mantiveram a esperança de tornar autossustentável aquele nobre espaço em meio à natureza. Mas, e diante da morosidade e dos pouquíssimos avanços registrados, é difícil acreditar em um final feliz para a melancólica novela. Vamos aos fatos. Em abril de 2017, o governo municipal assinou o termo de concessão do espaço com a iniciativa privada. À época, o prefeito era Carlos Rafael Mallmann (União Brasil). Quatro anos depois, em julho de 2021, o atual gestor Elmar Schneider (MDB) rompeu o contrato, diante da falta de ações por parte da concessionária. Passados mais dois anos, nada de novo surgiu no horizonte do complexo de lazer e turismo. Aliás, surgiram novas escusas. E a nova justificativa para a inércia e a falta de ações é o atraso na pavimentação da estrada de acesso.
O vereador, os cachorros e o motociclista
Vereador em Fazenda Vilanova, Léo Mota (PDT) já estava acostumado com polêmicas entre os poderes Legislativo e Executivo. Desta vez, porém, ele mexeu com os cachorros. E isso transformou a vida política do parlamentar. Em pouco tempo, ele virou notícia em todos os principais sites e portais de notícias do país. Tudo em função dessa frase: “Gente, quem quer ter um cachorro tem que ter em casa. Preso no pátio, amarrado. Eu, lá na casa da minha mãe, nós temos quatro. Se sair do pátio e incomodar o vizinho, pode matar e eu parabenizo quem matou. Tem que ser na casa”, afirmou na tribuna, no dia 9 de outubro passado. Segundo ele, a declaração ocorreu após um motociclista do município sofrer um acidente de trânsito depois de ter a frente cortada por um cachorro. Em tempo, o motociclista já passou por três cirurgias na perna, e a solução, claro, não é matar os animais. Mas, sim, punir tutores que não mantêm os animais presos.
Lelo quer concorrer em 2024
Ex-secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan (PP) foi convocado pelo poder público de Lajeado para auxiliar na gestão da Secretaria de Saúde. Ele já atuou ao lado do prefeito lajeadense Marcelo Caumo (PP) entre 2014 e 2016. “Lelo” era o prefeito de Imigrante, e Caumo atuou naquela administração municipal como advogado no projeto de migração do RPPS para o regime próprio. Mas Lelo não pretende seguir em Lajeado. Tudo indica que ele pretende concorrer na majoritária no pleito municipal de 2024. Só não decidiu em qual cidade. Além de ser naturalmente cotado como o principal adversário do atual prefeito Germano Stevens (MDB) em Imigrante, ele também é lembrado como um possível adversário de Elmar Schneider – e outros –, em Estrela. Há quem diga, inclusive, que ele pode fechar uma dobradinha com o atual vice-prefeito, João Schäfer (PSD), que pode perder espaço diante do avanço do PL dentro do Executivo estrelense.
Natal e artistas em Estrela
O governo de Estrela confirma a presença do cantor Fernandinho (foto) durante o mês do Natal. O artista cristão de música gospel se apresenta no dia nove de dezembro. Antes dele, o show será do Padre Alessandro, agendado para o dia 1º de dezembro. A administração também projeta outras atrações. Arte na Escadaria de Natal, Missa dos Voluntários, Noite de Corais, Passeio Ciclístico e shows da Banda Rosas e da Orquestra do Martin Luther também fazem parte da programação. Sobre os gastos com alguns artistas, a oposição promete reclamar no plenário. E isso é do jogo.
200 anos da imigração alemã
Instrutor e coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester ingressou na administração municipal e foi confirmado como o “Coordenador dos 200 anos da imigração alemã” na cidade. Ou seja, ele vai organizar e auxiliar as diversas festividades alusivas à data. Entre essas, claro, o tradicional Festival do Chucrute. Sobre isso, aliás, a organização já confirma a data dos bailes. No dia 18 de maio a animação será por conta da banda Monte Carlo. E no dia 25 de maio a música é garantida pela Orquestra La Montanara. Na foto, Hamester, o prefeito Elmar Schneider, o vice-prefeito João Schäfer, o secretário de Cultura Joel Mallmann, e o casal Aneli e Ernani Sehn, da Comunidade Evangélica.
Schneider entre o PSD e o PL
Agentes políticos do PSD de Estrela estão insatisfeitos com o prefeito Elmar Schneider (MDB). E as críticas chegaram forte nos corredores da prefeitura. Eu explico. Ocorre que o partido possui dois vereadores e um vice-prefeito eleitos, mas o chefe do Executivo estrelense não repassou secretarias à sigla. A gota d´água foi a escolha dos dois novos secretários de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, que outra vez deixou o PSD à margem das nomeações. Por outro lado, e isso é uma observação repassada por um importante agente político do PSD, o PL possui três secretarias e só um vereador. Tal discrepância aumenta a insatisfação e o sentimento de injustiça nos corredores da prefeitura estrelense. E as queixas mexeram com os líderes do PL. Após o ruído, e também diante de outras divergências entre vereador e secretária, o Partido Liberal não vai mais abrir mão da majoritária em 2024. Ou seja, e se Schneider quiser ficar com o PL ao seu lado, ele terá de abrir mão da atual dobradinha com João Schäfer (PSD) em outubro do ano que vem. Aguardemos!
CURTAS DA SEMANA
- Em Colinas, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) realizaram uma qualificação voltada para a saúde mental de crianças e adolescentes e seus cuidadores em situações de catástrofes e emergências. O evento contou com a participação do Comitê da Primeira Infância e do 1000 Dias, bem como profissionais da saúde e do setor de Desenvolvimento Social.
- Ainda em Colinas, a cidade realiza a 3ª Semana do Bem Estar, com uma série de atividades voltadas para ao autocuidado e relaxamento da comunidade. O evento ocorre entre os dias 11 e 18 de novembro, com uma programação que inclui Reiki, Yoga, Pilates na Praça, Terapia Comunitária Integrativa, Roda de Cura, palestras e rodas de conversa
- Vereador em Teutônia, Márcio Vogel (MDB) propõe o título de “Cidadã Teutoniense” a Maria Lúcia de Oliveira Blazoudakis, “pelos relevantes serviços prestados ao município”.
- Também em Teutônia, o governo municipal anuncia para o dia 17 de novembro o aguardado “acendimento das luzes de natal” na cidade.