O grupo de 34 turistas do Vale do Taquari que ficou retido na fronteira entre o Chile e a Argentina, na Cordilheira dos Andes, em razão de uma forte nevasca, está de volta à região. O ônibus estacionou na Rua Coberta de Teutônia, no Centro Administrativo, por volta das 06h20min deste sábado, 23. O momento foi marcado por reencontros. A viagem de ônibus durou cerca de 40 horas.
Histórico
Os turistas saíram do Vale do Taquari no último dia 5. Eles passaram por Mendoza, na Argentina, e seguiria para a capital chilena, Santiago. Lá, ficaria por quatro dias e depois retornaria ao solo argentino, para então iniciar a viagem de volta ao Vale.
A data de chegada no país era quinta-feira, 14. Mas a nevasca impediu a passagem e os turistas ficaram presos na Aduana Paso Internacional Los Libertadores, ainda em território chileno, próximo à fronteira com a Argentina, desde sábado, 9.
Entre os moradores de Teutônia e Estrela, há idosos e crianças, que passaram três dias dormindo no veículo. A temperatura chegou a -18ºC. Por volta das 18h da terça-feira, 12, chegaram a Santiago do Chile. Com a ajuda do exército chileno, desceram para uma base militar no pé da Cordilheira dos Andes. O restante do percurso até Santiago, onde aguardam desde então, ocorreu no ônibus de turismo.