Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Um pouco sobre cooperativismo

"A cada ano que esta ação voluntária acontece podemos perceber o quão o Sistema Cooperativo pode agregar para a sociedade”

O cooperativismo vem de uma história extremamente árdua e impactante. Digo isso porque realmente não foi fácil implanta-la no Brasil. Foram anos de desafio e dedicação pelos mais variados líderes e diretores de grandes e pequenas cooperativas. Momentos passados mas que carregam os princípios do cooperativismo na veia.

São anos de história e de relacionamento. Anos de ações e atos tão importantes para o crescimento do sistema como da sociedade como um todo!
Neste momento cotidiano, as cooperativas mostram a sua diferença. Em cada distribuição aos seus associados, cada decisão compartilhada e voto deliberado, cada discussão de ideias e avaliação criteriosa das atividades que são exercidas em prol do bem comum. E este, felizmente é um movimento que tem crescido e muito no Brasil!

Existem hoje cerca de quase 4,9 mil cooperativas espalhadas pelo Brasil, dos mais variados ramos. Sendo de grande destaque no ramo agropecuário e crédito. São cerca de 18,8 milhões de pessoas associadas a algum tipo de cooperativa, que mérito! Realmente é um grande passo poder compreender que 8% da população brasileira opta por um sistema tão rico de soluções!

Toda essa história de evolução necessita ter uma data para se comemorar e eu não poderia deixá-la passar sem mencioná-la aqui. O Dia C é uma mobilização que remete ao “Dia de Cooperar”. Uma iniciativa liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e que acontece no Dia Internacional do Cooperativismo – no primeiro sábado de Julho!

Um dia como este é muito importante, pois é através dele que podemos colaborar com algo muito maior que nós. É olhar para o lado e ver as necessidades que nosso vizinho, nosso amigo, nosso bairro ou até mesmo o que a nossa cidade precisa! E colocar, devidamente a mão na massa!
A cada ano que esta ação voluntária acontece podemos perceber o quão o Sistema Cooperativo pode agregar para a sociedade. E tudo através de atos singelos e pequenos como: arrecadações de doações, reformas, pinturas, revitalizações e até mesmo colorir a cidade com mais cor, plantando mudas de flores ou árvores.

Agora o Dia C não precisa acontecer apenas uma vez por ano! Quer contribuir para uma sociedade mais próspera? Segue essas dicas:

  • Doe Sangue, solicite informação no Banco de Sangue mais próximo e agende a sua coleta;
  • Desapegue, viu aquele casaco no guarda roupa que não utiliza mais e esta em um bom estado? Procure um centro de coleta de agasalhos mais próximo e deixe alguém mais aquecido em um dia frio;
  • Observe, a escola que você frequentou ou frequenta está precisando de um reparo? Faça um grupo de pais ou alunos e juntos façam a revitalização;
  • Participe, ficou sabendo de alguma ação voluntária que vai acontecer nos próximos dias? Agende esse momento, se possível, e faça parte.

Contribua para um mundo melhor, um mundo mais cooperativo!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: