Jornal Nova Geração

Uma relíquia do Estados

ESTRELA – Quem entra na casa de Luis Fernando Schneider, de 72 anos, no Bairro dos Estados, logo percebe o som característico da residência: o do rádio. Ligado e funcionando, o “Lui” se orgulha em mostrar o aparelho que possui mais de 70 anos e era de seu pai. A paixão pelo rádio iniciou ainda pequeno. Ele lembra que ensaiava apresentações em frente ao rádio, sem imaginar que, em um futuro não tão distante, apresentaria mais de 1,4 mil programas “Espaço Global” na Rádio Alto Taquari, hoje Rádio do Vale. Além de radialista, trabalhou por mais de 20 anos na Samaq. 

Patrimônio do bairro

Já são 43 anos morando na mesma casa do bairro. “Quando cheguei aqui eram poucos moradores, não tinha pavimentação e nem infraestrutura. Cresceu muito”, conta. Ele também lembra que uma de suas conquistas pessoais foi a criação da Associação de Moradores, hoje desativada. “Quero ver se terei tempo ainda de reativá-la”, adianta. Estrelense é o outro título que o orgulha. “Isso precisa constar na matéria”, diz, destacando também para a reportagem do NG que a história da esposa, Terezinha Schneider, não pode ficar de fora, além do nome dos filhos Alexandre, Fernando e Gilmar, e dos netos Júlia, Eduarda, Arthur, Luíza e Sofia. 

Amor eterno

Viúvo desde 2018, Lui se recorda com muito orgulho da esposa, que lutou durante 31 anos contra o câncer. Entre as matérias guardadas, as que anunciaram o falecimento e contaram a história. “Quais os assuntos que ganharam tanto espaço como o falecimento dela ganhou? Ela foi fora de série.”

Acervo histórico

Em todas as partes da casa, Lui guarda fotos, álbuns, reportagens (várias do próprio NG), programas de rádio gravados, coleções (como de moedas e rádios), entre outros itens. Fã nato do Grêmio, também guarda álbuns com a história do time. Ele também foi jogador do Estrela Futebol Clube. Entre as recordações de que se orgulha, matérias publicadas sobre as lutas enquanto vereador (1997-2016). Lembra de algumas em que participou: como a colocação da sinaleira da Avenida Rio Branco, instalação da UTI Pediátrica no Hospital Estrela, diminuição do tempo de espera em bancos e a busca pela duplicação da BR-386. 

O que tem no Bairro dos Estados: 

  • Associação Brasileira dos Criadores Suínos (ABCS)
    – Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs)
    – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
    – Rodoviária de Estrela
    – Postos de combustíveis
    – Comércios em geral
    – Academias
    – Indústrias
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: