Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

União dos Vales

Prefeito de Estrela e (ainda) presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider (MDB) acerta em cheio ao apoiar o nome de Jarbas da Rosa (PDT) para sucedê-lo na presidência da entidade

Prefeito de Estrela e (ainda) presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider (MDB) acerta em cheio ao apoiar o nome de Jarbas da Rosa (PDT) para sucedê-lo na presidência da entidade. Chefe do Executivo de Venâncio Aires, Rosa tem sido um importante “elo de ligação” entre os vales do Taquari e Rio Pardo, um movimento necessário para o desenvolvimento de ambas as regiões, e que já deveria ter sido fortalecido há muitas décadas. Em tempo, a imagem deste artigo foi fotografada na sexta-feira, na sede da Famurs, em Porto Alegre, durante um encontro de líderes regionais com representantes do governo federal.


Novas empresas à vista

Antes mesmo da trágica enchente de setembro, que desabrigou, matou e destroçou empresas em boa parte do Vale do Taquari, o trecho estrelense da BR-386 já era visto como a “menina dos olhos” da região. A proximidade com a Região Metropolitana, aliada à segurança de uma rodovia duplicada e bem sinalizada, à visão empreendedora de alguns atores do setor privado, e aos necessários incentivos do poder público municipal já aguçavam os anseios de muitos empresários locais e, também, de fora. Com a tragédia de setembro, potencializada pela recente enchente de novembro, este movimento natural de empresas foi acelerado. E muito. Além da STW Soluções em Automação, anunciada no 386 Business Park, outros empreendimentos seguem de olho naquele “filé”. E isso ocorre em Estrela, Bom Retiro do Sul e, também, em Fazenda Vilanova.


PDT de Estrela anuncia filiados

O PDT apostou em Paulo Argeu Fernandes no pleito de 2020. E ele ficou na última posição entre sete candidatos a prefeito. Sob nova direção, o partido altera a estratégia para 2024, com destaque ao recrutamento de nomes mais conhecidos do eleitor estrelense e à aproximação com o Executivo. No dia 24, por exemplo, em evento com as presenças do prefeito Elmar Schneider (MDB), do ex-presidente do Grêmio e presidente do PDT gaúcho, Romildo Bolzan, e do deputado federal, Pompeo de Mattos, os correligionários deram boas vindas a novos filiados. Entre eles, o Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da cidade, Joel Mallmann, o ex-secretário de Cultura, Marcelo Braun; o suplente de vereador Claudiomiro Silva; o assessor de imprensa do Executivo, Rodrigo Angeli; o servidor da Secretaria de Administração, Guilherme Schneider; e Sandra Ahlert, da 3ª CRE. E boa parte deles vai concorrer a vereador (a) no próximo ano, é claro. Aliás, outros partidos também devem ganhar novo fôlego diante do limite reduzido de candidatos por sigla.


Renata Cherini assume o PL Mulher

O Partido Liberal (PL) já possui três secretarias municipais em Estrela: Fazenda, Administração e Assistência Social. E a sigla quer ainda mais protagonismo no pleito de 2024. Recentemente, e após queixas por parte de líderes do PSD (o partido do vice-prefeito), representantes do PL ventilou a possibilidade de iniciar uma queda de braço para garantir presença na majoritária. Mas ainda é tudo muito incipiente e, dentro do governo estrelense, ainda há muito interesse na manutenção da chapa vencedora do pleito de 2020. Paralelo a tudo isso, o PL trabalha para atrair mais mulheres à política. E quem vai liderar esse processo é Renata Cherini, ex-diretora da E-Log e atual Secretária de Assistência Social. Na semana retrasada, ela foi empossada presidente do PL Mulher de Estrela. E a posse, realizada em Porto Alegre, contou com a “benção” da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro.


CURTAS DA SEMANA

  • O governo de Estrela encaminhou à câmara o PL de incentivo à STW. Soluções em Automação, cuja sede – em Lajeado – foi atingida pelas enchentes. A proposta visa facilitar sua instalação na margem estrelense da BR-386 e autoriza o “recebimento de até 70% do valor incrementado de ISS e ICMS gerado no município”, levando em consideração “os valores agregados a partir do ano da sua instalação, findando-se em 10 anos ou quando atingido o valor do investimento”.
  • Já o programa Renasce Estrela beneficiou 200 empresas e 80 produtores. Um movimento ágil e necessário para a estagnação do desemprego no período pós-tragédia do Rio Taquari.
  • Demorou, mas chegou. O governo de Imigrante comemora os recursos do Decreto de Emergência referente à enxurrada do dia 16 de junho. São mais de R$ 350 mil para dois trechos de enrocamento, como forma de proteção da margem do arroio, na altura do “Paredão”, na VRS-863 e um muro de arrimo, como contenção de deslizamento em linha Castro Alves.
  • Em Teutônia, a Mesa Diretora da câmara de vereadores vai alterar a data de uma sessão ordinária do mês de dezembro. Será transferida de dia 26 para o dia 19.
  • Também em Teutônia, o vereador Márcio Vogel (MDB) solicita autorização do plenário para realizar viagem a Brasília, com pagamento de diárias, entre os dias três e sete de dezembro. Na justificativa, afirma que “vai apresentar demandas e solicitar recursos oriundos de emendas parlamentares”.
  • Prefeito de Imigrante, Germano Stevens (MDB) viajou a Brasília nessa semana para buscar recursos. O objetivo é minimizar os danos causados pela enxurrada do último dia 17.
  • O governo de Bom Retiro do Sul foi contemplado com R$ 783,9 mil para recuperar 127,9 hectares. O projeto será coordenado pela Secretaria da Agricultura e Emater, para atender propriedades atingidas pelas enchentes.
  • Em Colinas, há quem defenda um novo e renovado traçado para a ERS-129. Muito mais distante do leito do Rio Taquari, é claro. Mas é uma proposta muito difícil de sair do papel. Aguardemos!
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: