Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Unidades de saúde se abrem para multivacinação

Dia D ocorre neste sábado em todos os municípios da microrregião. Campanha Nacional de Vacinação se estende até 28 de outubro. Ações do Outubro Rosa compõem programação

Prioridade é vacinar crianças e idosos (Foto: Karine Pinheiro)

A Campanha Nacional de Multivacinação ganha fôlego neste sábado, 21, nos municípios da microrregião. No Rio Grande do Sul, com o foco na atualização das cadernetas de crianças com zero a 15 anos, iniciou no dia 14 de outubro. No entanto, o Dia D abre possibilidades para que a imunização avance para outras parcelas da população. São ofertadas mais de 15 vacinas do calendário nacional. 

A campanha se estende até o dia 28 de outubro. No entanto, os governos municipais se organizam para a abertura das Unidades Básicas de Saúde durante o sábado. A orientação das equipes de saúde é que os pais ou responsáveis levem o documento da criança junto à caderneta de vacinação. Coordenadora da Sala de Vacinas de Estrela, Ana Carolina Pádua Lopes ressalta que a data é uma oportunidade para as pessoas que não conseguem comparecer na semana.
“A vacinação é destinada para pessoas de todas as idades. Percebemos uma diminuição na procura pelos imunizantes. É importante a população estar atenta e trazer a caderneta para atualização”, reforça a coordenadora. Ela ainda destaca que muitas pessoas perderam os documentos durante a enchente e que o Dia D é uma importante data para solicitar o registro.

Ações ao Outubro Rosa

Em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama, as programações nas unidades de saúde são ampliadas com exames para o público feminino. Ana Carolina destaca que algumas programações foram unificadas na expectativa de atrair mais pessoas, tanto para os exames, quanto para a vacinação.
As ações do Outubro Rosa ocorrem em Estrela, Teutônia e Bom Retiro do Sul. Na microrregião, as campanhas de conscientização oferecem marcação de exames e oficinas de autocuidado ao público feminino, além de mobilizar a comunidade sobre necessidade de cuidados prévios à doença
O Sábado Rosa de Estrela também ocorre nas unidades Central e Boa União. O evento é aberto ao público feminino e para participar basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos exames disponibilizados, o objetivo é compartilhar informações sobre câncer de mama e de colo do útero.
A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul tem como objetivo marcar exames para todas as mulheres que participarem das atividades ao longo do mês. Em Teutônia, todas as unidades básicas oferecem os exames para mulheres e testes rápidos.

Confira os horários:
Em Estrela:
Nas UBSs Central e Boa União
Das 8h às 12h

Em Teutônia:
Em todas as unidades de saúde
Das 8h às 17h

Em Bom Retiro do Sul:
Unidade de Saúde Central
Das 8h às 12h e das 13h às 17h

Em Fazenda Vilanova:
Centro da Saúde
Das 8h às 16h

Em Colinas:
Unidade de Saúde do município
Das 8h às 11h30min

Em Imigrante:
Centro de Saúde da Família
Das 7h30min às 11h30min

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: