Jornal Nova Geração

RAQUETES NA MÃO

Vales do Taquari e Rio Pardo unem forças no padel

Sete de Setembro, Soges, Sova e União Corinthians criam o Circuito Interclubes. Primeira etapa ocorre em fevereiro

Etapa do Clube Sete de Setembro está marcada para o mês de junho. Ao todo, serão quatro clubes participantes. Crédito: Ezequiel Neitzke

Esporte já enraizado na região dos Vales, o padel ganha ainda mais força em 2023. Em uma iniciativa única, quatro clubes sociais criam o Circuito Interclubes e pretendem elevar o nível do esporte a outro patamar.

O Interclubes de Padel irá unir os clubes Sete de Setembro, de Lajeado, Soges, de Estrela, Sova, de Venâncio Aires, e União Corinthians, de Santa Cruz do Sul. As etapas estão marcadas para os meses de fevereiro, abril, junho e agosto. Em novembro, ocorre a Super Final.

Segundo o diretor de padel do Clube de Setembro, Anderson Gonçalves, a criação da competição surgiu após uma demanda represada na pandemia. “O balanço de 2022 foi muito positivo. Saímos de um período de muita insegurança. Os sócios e praticantes querendo ir para a quadra, querendo realizar a sua atividades. Buscando eventos e torneios. Notamos que isso acontecia em todos os clubes da região e decidimos unir forças”, comenta.

Formato de disputa

Com a consolidação do projeto, os quatro clubes definiram a forma de disputa. Em formato de circuito, ocorrerão quatro etapas até a Super Final. A primeira delas já em fevereiro, na Soges. Na sequência, a Sova será sede em abril, o Sete de Setembro em junho e o União Corinthians em agosto.

“Criamos um modelo que beneficie igualitariamente todos os clubes”, destaca Gonçalves.
Para as etapas, cada clube terá três duplas em cada categoria. Como diferencial para um torneio comum, a competição irá somar pontos para os clubes.

Dessa forma, cata etapa terá um clube campeão, um vice, um terceiro e um quarto colocado a partir da somatória de pontos das categorias.
Em novembro ocorre a Super Final, que em 2023 será jogada em Venâncio Aires. “Desta forma teremos duplas campeãs por categorias nas etapas, clubes campões em etapas e ainda os campeões gerais lá no fim do ano”, diz o diretor.

A fórmula de disputa foi desenvolvida para haver integração entre os clubes e coloca a competição como um fator importante. “Você deixa de jogar por si, mas passa a defender também a bandeira do teu clube.”

Integração por meio do esporte
Gonçalves destaca ainda o grande número de atletas e pessoas envolvidas. Cada clube terá uma delegação de 21 duplas por etapa. Isso resulta, somente em atletas, em 168 pessoas. Somados ainda familiares, fãs do esporte e sócios de cada clube social, estima-se uma competição com grande engajamento do público.

Convocação dos atletas

Para a etapa de fevereiro, o Clube Sete de Setembro definirá os atletas convocados a partir do ranking do clube em 2022. “Criamos o ranking para gerar integração e engajar nossos atletas, mas também para termos definidos quais os destaques em cada categoria. Assim temos uma base de quem será chamado para disputar o Interclubes.” A partir da segunda etapa, a convocação do Sete já será embasada no novo ranking interno, de 2023.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: