Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Vamos construir seu futuro financeiro?

"(...) quero ensinar às pessoas assuntos que deveriam ter sido, pelo menos, nos apresentados lá no Ensino Médio. Mas nunca ouvimos falar”

Sou novo por aqui, então deixa me apresentar primeiro.

Meu nome é Jonas Ezequiel Schwingel, sou empresário há 13 anos e investidor há três. Invisto em renda variável, inclusive uma das minhas empresas é focada em educação financeira e investimentos em bolsa de valores. Mas não se engane em pensar que prometo retornos mirabolantes.

Afinal, não sou vidente e, muito menos, vendo pirâmides financeiras. Sou um cidadão que percebeu a ineficiência do nosso sistema previdenciário e entendeu que ele não será capaz de garantir a minha aposentadoria, por isso, eu tenho que garanti-la através dos meus investimentos. Diante disso, aprendi que o caminho para multiplicarmos o patrimônio é a bolsa de valores, investindo em boas empresas, de forma tranquila, segura e “simples”.

Importante salientar: sou um INVESTIDOR, não um especulador ou apostador. Não faço day trade, eu realmente invisto (utilizo a estratégia Buy and Hold, que é utilizado pelos maiores investidores do mundo e é focada em investir para o longo prazo, participando assim, do crescimento e da evolução das empresas às quais me torno sócio). Para quem não sabe, o day trader é a pessoa que procura ganhar dinheiro comprando e vendendo as ações (empresas) no mesmo dia, como se tivesse uma bola de cristal para adivinhar quando ela vai cair ou subir (pesquisas comprovam que 97% de quem faz day trade PERDE dinheiro).

Sei que parece confuso agora no início, mas quem acompanhar minha coluna vai entender tudo mais para frente. Faço o desafio: daqui a 12 meses você volta e lê novamente essa “primeira edição” e tenho certeza que ficará muito mais claro para você do que estou falando.

Muitos acreditam que na bolsa de valores a gente ganha dinheiro apenas comprando e vendendo as ações. Mas isso não é verdade, como falei, esse é o modo de PERDER dinheiro. Convido você a me procurar no Instagram, através do @sejaumholder (temos conteúdo diário), e no YouTube, através do canal “Seja um Holder” (temos mais de 200 vídeos).

Mas voltando à coluna, o que eu vim fazer aqui?

Como objetivo pessoal, quero ensinar às pessoas assuntos que deveriam ter sido, pelo menos, nos apresentados lá no Ensino Médio. Mas nunca ouvimos falar. Taxa Selic, IPCA, CDI, como funciona a economia, como funciona a relação inflação x taxa de juros, entre outros…

São fatores essenciais para que tenhamos educação financeira e saibamos o que fazer com o nosso dinheiro. Pois sim, dinheiro move o mundo. Então pode esperar textos com minhas convicções sobre investimentos, economia, dinheiro, um pouco de política e vários outros assuntos que norteiam este tema.

E digo convicções pois, por mais que eu estude diariamente, entendo que tenho muito a avançar e aprender, inclusive com meus próprios erros. Mas tenho convicção do que falo.

E, se me permitem deixar um recado neste meu primeiro texto, digo: busquem construir o seu futuro, entendam que os investimentos são para te trazer tranquilidade e segurança. Invistam com o horizonte de longo prazo. Esta, com certeza, será sua melhor decisão.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: