Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Vamos conversar sobre investimento?

"A bolsa existe para pessoas já acostumadas com o mundo dos investimentos e que estão dispostas a viver com a incerteza”

Investimento. Palavra de grande significado e que pode ser utilizada nos mais variados sentidos da vida. Podemos investir tempo, esforço, amor, alguns outros sentimentos e recursos.

Mas falar de investimento também é falar sobre abdicar. E se pararmos para refletir tudo que já abdicamos para chegar onde hoje estamos, com certeza daria uma lista grande.

Assim que nascemos já nos ensinam como temos que deixar algumas coisas de lado para alcançar outra coisa de mais importância para o momento. Deixar de sair com os amigos para estudar, não comprar mais uma roupa para poder viajar no fim do ano, e assim vai. E claro, não está nada errado esse pensamento!

Mas todos esses momentos ou coisas das quais estamos abdicando e deixando de viver, estão sendo bem aproveitados? Ou apenas estamos “enganando” a nós mesmos?

Pontos como esse parecem não importar quando vamos conversar a respeito de dinheiro. Mas são reflexões importantíssimas, pois nos mostram como agimos e como lidamos com algumas situações corriqueiras da vida. Até porque, através dessas respostas, conseguimos entender qual estratégia podemos adotar para alcançar os nossos mais desejados sonhos, sejam materiais ou não!

Ok. Agora entendemos um pouco sobre a psicologia financeira dentro de um assunto muito abordado no mundo todo, e que podemos chamar de tendência! Investir é uma tendência muito saudável, por sinal – desde que bem aplicada.

Alguns dados podem basear essa alta histórica de investidores – segundo a B3 (a bolsa do Brasil), em 2018 havia cerca de 700 mil investidores na bolsa, já em dezembro de 2022 existiam cerca de 5 milhões de investidores, marcando um aumento de quase 700% no período.

Com certeza números como esses podem assustar qualquer um. Mas se comparados com outros relatórios como de valores movimentados, podemos entender que existem muitas pessoas experimentando o mercado de capitais.

Mas a que conclusão isso nos leva? A bolsa, como muitos podem afirmar, não é para todos. A bolsa existe para pessoas já acostumadas com o mundo dos investimentos e que estão dispostas a viver com a incerteza. E entender isso é ponto forte ao conhecer o seu perfil de investidor, pois é em cima deste teste que podemos conhecer as intenções que queremos com os recursos que vamos investir. Claro, não quero dizer que apenas pessoas com grande domínio do assunto ou grandes valores podem investir na bolsa.

Mas assim como o óbvio precisa ser dito, o mínimo precisa ser entendido. Precisamos saber para o que iremos destinar nossos recursos, por qual prazo e se em alguma emergência ele precisará estar disponível!

E aqui falo sobre poupança e aplicação mesmo, renda fixa. Através delas podemos construir um grande patrimônio, sem colocar nossas economias sob uma volatilidade tão grande. Por que isso é importante? Se construirmos nossa reserva de valor, em cima desses investimentos, o risco de perder o capital investido é muito pequeno, o que garante segurança e liquidez (possibilidade de transformar o investimento em dinheiro novamente).

Aplicando tudo isso, é possível dar o primeiro passo e começar no mundo dos investimentos!

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: