Há quase nove anos, Rosângela de Fátima Panzer, de 49 anos, é revendedora do Boticário em Estrela. Com a pandemia, o trabalho que era feito “de porta em porta” teve que ser adaptado. A queda nas vendas foi inevitável. “Nos pegou desprevenidos, mas a vida precisa seguir com as mudanças necessárias”, avalia.
Rosângela conta que os cuidados foram redobrados. Os fornecedores auxiliaram ao disponibilizar álcool em gel e máscara, e os pedidos são entregues mediante agendamento pelo WhatsApp, Facebook e Instagram. “Independente de ter mudança ou não, quem tem metas e sonhos precisa ir atrás. Por isso, pensamos sempre em inovar dentro das medidas impostas pela lei”, afirma.
Ajuda no orçamento
Nereide Carniel Kich, de 45 anos, é revendedora do Boticário, em Estrela, há oito anos. Vendeu produtos, no início, para familiares e amigos como renda extra. Depois de três anos, decidiu criar seu próprio negócio. Na loja com produtos de cama, mesa e banho, expõe também os cosméticos e perfumes da empresa. “Quando fundei a loja, não precisei mais ir de casa em casa, pois tinha meu ponto específico aqui. Vender Boticário ajudou bastante no meu orçamento”, analisa.
Com a suspensão de atividades consideradas não essenciais, Nereide precisou retomar com os atendimentos domiciliares. Por meio das redes sociais e em contato com clientes, vendeu e agendou entregas de produtos. “Não teve tanto impacto nas vendas, pois como as pessoas não tinham oportunidade de ir até os locais, nós íamos até elas. Sempre seguimos o decreto, entregamos o produto no portão ou na calçada para preservar a saúde da cliente e a nossa”, relembra.
Expectativas
A expectativa da revendedora é de que haja um crescimento nas vendas com a vacinação. “Tivemos muitos desempregos, mas agora voltaram a contratar. As pessoas que têm um emprego, automaticamente compram mais e ajudam outras pessoas. A tendência é que tudo comece a fluir”, projeta.
O Grupo Boticário está entre as dez maiores varejistas do Brasil. No ramo atacadista desde de maio de 2021, a revendedora conta com o “Espaço do Revendedor”, conceito de loja exclusiva para atendimento a autônomos da marca.