Jornal Nova Geração

NOVA ESTAÇÃO

Verão começa com melhor cenário para o campo

Chegada oficial do período mais quente ocorre hoje e prognósticos indicam menor impacto do fenômeno La Niña na produtividade agrícola

Mesmo com chuva irregular, lavouras de milho apresentam melhor desempenho comparado ao ciclo passado. Crédito: Felipe Neitzke

A escassez de chuva registrada nas últimas três safras não deve se repetir neste ciclo. Mesmo com volumes irregulares, o cenário é positivo para o desenvolvimento das lavouras. As principais culturas da safra de verão, o milho e a soja, apresentam produtividade satisfatória aos produtores rurais.

A nova estação, que inicia hoje às 18h48min, tem ainda a influência do fenômeno La Niña, responsável pela redução do volume de chuva. Ainda assim, modelos meteorológicos indicam mudanças nas condições e um período de neutralidade a partir de fevereiro. Outra característica projetada é a menor incidência de ondas de calor durante o mês de janeiro.

Outra projeção dos institutos de meteorologia é o retorno do fenômeno El Niño. Nestas condições, há a probabilidade do aumento no volume de chuva entre o fim do outono e início do inverno. De acordo com a MetSul Meteorologia, a probabilidade é de 70%.

Embora o excesso de chuva nesse período possa comprometer culturas como o trigo, a chuva em maior volume é considerada importante para repor os níveis hídricos. De acordo com o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Carlos Lagemann, ainda é cedo para projetar impactos, mas pelo menos a safra de verão apresenta melhor desempenho.

“Houve uma perda estimada em mais de R$ 500 milhões durante a estiagem do verão passado no Vale. Agora, as lavouras estão com bom desenvolvimento e tudo vai depender dos próximos volumes de chuva”, aponta Lagemann.

O retorno da chuva em maiores volumes no próximo ano também deve contribuir para a reserva de água nas propriedades. Projeto do Estado em parceria com municípios e Emater viabiliza a abertura de 289 açudes na região.

Evento técnico

Em atenção à produção de grãos no Vale, a Arla promove hoje a partir das 8h30min, evento técnico sobre a cultura do milho. A programação ocorre em lavoura da cooperativa ao lado da unidade de silos em Cruzeiro do Sul.

De acordo com o responsável pelo departamento técnico, Alencar Bortoloni, a área experimental comprova a melhor qualidade dos grãos nesta safra. “Temos uma expectativa de colher até 180 sacas por hectare. No ano passado ficou abaixo das 100.”

O evento que aproxima técnicos e agricultores também visa orientar ao correto manejo do solo e fertilizantes. Conforme o engenheiro agrônomo, Francis Zanini, as condições do tempo tem influência direta no resultado da safra, mas também depende das ações do produtor na lavoura.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: