Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Vereadores aprovam ajustes na candidatura ao Conselho Tutelar

Entre as mudanças estão funcionamento interno, remuneração e critérios para a eleição. Alterações foram feitas em razão da publicação do edital para nova escolha de conselheiros tutelares

(Foto: Divulgação)

Dois projetos de lei foram aprovados por unanimidade pelos vereadores durante a sessão dessa segunda-feira, 10. Entre eles, a matéria que altera critérios para candidatura e funcionamento da eleição para o Conselho Tutelar. O edital foi disponibilizado neste mês e precisou ser adequado às sugestões do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

De acordo com o projeto, o candidato precisa ter idade superior a 21 anos, residir em Fazenda Vilanova há, pelo menos, três anos, possuir Ensino Médio completo e ter idoneidade moral reconhecida. Além disso, é necessário participar de um curso preparatório coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e fazer prova escrita.

Segundo o edital, disponível no site da prefeitura, o mandato de quatro anos será composto por cinco membros com remuneração de R$ 1.302,00. As inscrições podem ser feitas até 25 de abril. A eleição ocorre em 1° de outro em todo território nacional. Entre agosto e setembro, os candidatos podem organizar as campanhas eleitorais. Para participar, basta ser eleitor no município.

Falta de informação

A falta de respostas dos pedidos de informações voltou a ser criticada pelos vereadores. Na sessão anterior, o prefeito Amarildo da Silva usou a tribuna para esclarecer situações e destacar as açẽos feitas no governo. No entanto, o vereador Sérgio Cenci (PP), durante o uso da tribuna, ressaltou que o prefeito não se manifestou acerca das solicitações enviadas pela câmara. Os documentos devem ser respondidos ao Legislativo em até 15 dias.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: