Jornal Nova Geração

ESTRELA

Vereadores aprovam homenagem a Hélio Musskopf

Prefeito entre 1977 e 1982 e deputado estadual nas décadas de 1980 e 1990, ex-político receberá o título de cidadão estrelense. Sessão teve outros dois projetos analisados pelos parlamentares

Foto: Arquivo A Hora

A reunião da câmara nessa segunda-feira, 28, teve a aprovação dos vereadores para a concessão do título de cidadão estrelense ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Hélio Musskopf. A sessão solene para entrega da homenagem deve ocorrer na próxima semana. Outras duas propostas aprovadas são para adequar ações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para estabelecer o “Dia D – Descarte” no calendário oficial de eventos do município.

Um dos protagonistas do processo de emancipação de diversos municípios gaúchos e personagem histórico na política e sociedade estrelense, Musskopf é nascido em Bom Retiro do Sul, tem 83 anos e mantém atividades em instituições como o Lions Clube. Na cidade natal, ele foi eleito vereador em 1968 e cinco anos mais tarde convidado para ser secretário de Obras e Planejamento em Estrela. Entre 1977 e 1982 foi prefeito e de 1983 a 1995 esteve na Assembleia Legislativa.

Pedidos em nível estadual

Três correspondências foram encaminhadas a órgãos estaduais. Uma delas, para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), pede melhores condições de trabalho e maior efetivo à patrulha rural, diante dos registros de crimes no interior do município. Hoje, dois policiais atendem a todas as cidades de abrangência do 40º Batalhão. Além disso foi solicitada uma nova viatura, com a justificativa que a utilizada pela equipe tem condições insuficientes.

Para a Assembleia Legislativa, o envio foi de uma indicação para criar um projeto de lei que facilite o acesso os órgãos policiais as filmagens das rodovias e estradas concedidas à CCR ViaSul e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O último documento foi para a Corsan, para que sejam esclarecidos os cortes na distribuição de água no bairro Alto da Bronze.

Ajustes na LDO

Os parlamentares aprovaram projeto que indica destinações específicas para os recursos do orçamento para o próximo ano. Apenas para o programa “Educar Sempre” são cerca de R$ 37 milhões voltados à manutenção do ensino infantil e fundamental. A Lei Orçamentária Anual (LOA), que define as despesas previstas de forma definitiva, foi entregue aos vereadores há duas semanas e segue em análise.

Ações ambientais no calendário

O programa “Dia D – Descarte” foi autorizado a aparecer no cronograma de eventos do município. As ações ocorrem desde o ano passado e o último encontro foi no domingo, 26. Nos outros dois mutirões em 2022, foram recolhidos 230 quilos de vidro, 262 unidades de lâmpadas, 160 litros de óleo de cozinha usado e mais de meia tonelada de eletrônicos e pilhas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: