Jornal Nova Geração

FAZENDA VILANOVA

Vereadores cobram manifestação do governo sobre prisão de ex-funcionário

Investigação aponta que o servidor, já exonerado, utilizava o cargo como forma de tentar dar credibilidade aos golpes aplicados. Base governista defendea isenção da administração municipal sobre o assunto

A falta de respostas do Executivo referentes aos pedidos de informações também voltou a ser discutida no plenário (Foto: Karine Pinheiro)

A prisão de um ex-funcionário municipal de Fazenda Vilanova repercutiu na comunidade e também na câmara de vereadores. O até então servidor, lotado no setor de regularização fundiária, se apresentou à Polícia Civil na semana passada. As investigações, que duraram quatro anos, apontam que ele utilizava o cargo para tentar dar credibilidade a golpes de falsificação de documentos e estelionato contra idosos.

Durante o uso da tribuna na sessão dessa segunda-feira, 27, os vereadores se manifestaram sobre o assunto e cobraram uma posição oficial do Executivo. Até o momento, a administração municipal informou que exonerou o funcionário ao tomar conhecimento da situação e que as ações não têm relação com os atos administrativos. No entanto, o parlamentar Sérgio Cenci (PP) apontou para o uso do cargo como forma de atuação do suspeito.

“Ele usava uma função pública para praticar golpes. Nesse caso, o Executivo precisa sim dar explicações. Ele era braço direito do prefeito. Onde vamos, as pessoas nos perguntam o que aconteceu. Isso fica feio para a nossa cidade”, afirmou Cenci.

O vereador Álvaro Brandão (PDT) disse que o suspeito praticou o crime sem envolver o município e que o prefeito não deve se manifestar em relação a isso. Leo Mota (PDT) também ressalta que o ex-funcionário se entregou às autoridades e que a Justiça deve proceder com o assunto.
“Isso não pode ser generalizado. A polícia investigou durante quatro anos. A administração municipal assumiu há dois anos. Todos concordamos que ele tem que pagar pelo o que fez, mas a culpa não é da prefeitura e tampouco do prefeito” defendeu Mota.

Relembre o caso

A Delegacia de Polícia Civil de Montenegro, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Lajeado em conjunto com agentes de Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul e Estrela, prendeu suspeitos de integrar uma organização especializada em falsificação de documentos e estelionato contra idosos. Chamada de Operação “Lábia de Algodão”, os policiais identificaram três pessoas envolvidas, entre elas o ex-funcionário de Fazenda Vilanova.

O suspeito foi nomeado para a função em 2021. Era um Cargo Comissionado (CC), avalizado pelo prefeito Amarildo Luis da Silva (PDT). De acordo com o chefe do Executivo, assim que a procuradoria do município teve acesso a uma parte do inquérito, a decisão foi de exonerar o servidor.

Críticas à falta de informação

A falta de respostas do Executivo referentes aos pedidos de informações voltou a ser discutida no plenário. O presidente João Batista Fernandes (PP) afirmou que a solicitação sobre o diário de bordo da escavadeira elétrica, solicitado há mais de 15 dias, ainda não foi enviado.
“Fui pego de surpresa, o prefeito disse que não poderia atender o pedido porque teria que ser enviado impresso. Mas ele pode ser enviado de forma digital”, afirma Fernandes. Ela aponta que as demais solicitações também não tiveram respostas e que isso atrapalha o trabalho de fiscalização do vereador.

O projeto que inclui a escavadeira elétrica da administração municipal no rol de equipamentos a ser fazer cobranças por horas trabalhadas foi aprovado por estar há mais de 30 dias no Legislativo.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: