A segunda-feira, 22, marcou um momento importante na história do Legislativo. Alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso e Santana tomaram posse e compõem a primeira câmara júnior do município. O processo contou com campanha eleitoral e eleição. O objetivo é de aproximar os jovens da política.
O autor do projeto de lei e presidente da câmara de vereadores, Sérgio Cenci Sobrinho (PP), ressalta que este é um sonho antigo e a ideia é formar cidadãos melhores. “Não vai ter força de lei, mas terá regimento interno e mesa diretora semelhante ao Legislativo. Eles vão poder apresentar indicações e sugestões de melhorias que poderão ser usadas pelos vereadores”, explica.
Participação da família
Camila Marmentini, 33, é mãe do Kennedy Misael Marmentini, 12, um dos primeiros vereadores mirins de Fazenda Vilanova. Segundo ela, o próprio filho teve a iniciativa de se candidatar. “Conversamos bastante com ele sobre a responsabilidade a mais que teria, em questão de disponibilidade e querer realmente fazer a diferença, caso eleito. Independente do resultado, iríamos apoiar nesta caminhada, pois isso é ser família”, afirma.
Para a mãe, este será um grande aprendizado para todas as áreas do Kennedy,que vai entender a importância da democracia, do saber falar e escutar, de que haverá momentos em que será ouvido e criticado. “Será um impulso para a vida adulta. Agradeço pela iniciativa do presidente da câmara neste projeto, ao dar oportunidade para nossos jovens”, ressalta.