Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Vereadores questionam atuação dos conselhos e de agentes de saúde

Segundo os parlamentares, o esclarecimento auxilia na participação da câmara em assuntos acerca do desenvolvimento da comunidade. Contratação temporária de funcionários para pastas da Saúde e Educação também foi aprovada

A contratação de 33 funcionários para Educação e Saúde foi aprovada pelos parlamentares (Foto: Karine Pinheiro)

Cinco projetos e dois pedidos de informações foram aprovados pelos vereadores durante a sessão dessa terça-feira, 21. Entre eles, o questionamento sobre a atuação dos conselhos municipais em Bom Retiro do Sul. A solicitação é de autoria do presidente João Batista Ferreira (PSB).

Segundo o vereador, o esclarecimento acerca do assunto permite que a câmara se torne mais participativa em assuntos que tratam sobre o desenvolvimento da comunidade. Foram solicitadas informações sobre quais são os conselhos ativos e inativos na cidade, tempo de gestão e frequência das reuniões.

O vereador Fábio Porto Martins (PSB) também solicitou informações sobre a atuação dos agentes comunitários de Saúde. Entre os questionamentos, o número de profissionais em atividade, localidades atendidas e quais os motivos para os locais que não recebem atendimento.

De acordo com o parlamentar, desta forma é possível melhorar a qualidade da saúde em Bom Retiro. “O pedido não é para acusar se tem pessoas trabalhando, porque sabemos que tem agentes que cuidam dos remédios dos pacientes, agendam as consultas. O questionamento é para saber se tem funcionários suficientes para todas as localidades”, aponta Martins.

Críticas a multisseriação

A implantação da multisseriação nas escolas das redes municipais gerou questionamentos por parte dos parlamentares. O presidente encaminhou pedido de informação ao Executivo para que seja esclarecido qual o embasamento legal para instituir multisséries. Segundo o vereador, a organização pode ser prejudicial ao ensino dos alunos.

A multisseriação é um sistema no qual o professor trabalha com mais de uma série na mesma sala de aula. As razões que motivam a decisão, quantos alunos serão afetados e se o assunto foi debatido com a comunidade escolar também também foi indagado. No entanto, a secretária de Educação, Josi Görgen, afirma que o sistema não será implantado.

Solicitação à Corsan

Uma solicitação para que a Corsan repare calçadas onde foram efetuadas obras pela concessionária foi aprovada pelos parlamentares. Segundo o autor do pedido, vereador Diogo Antoniolli (PTB), alguns espaços de passeio estão danificados e dificultam o trânsito de pedestres. De acordo com a matéria, também foram registrados buracos em asfaltos.

As contratações de 19 funcionários para a área da Saúde e 14 para a pasta da Educação de forma temporária tiveram parecer favorável. A abertura de crédito no valor de R$ 2,6 mil para aquisição de câmera de monitoramento também foi aprovada pelos vereadores. O sistema de monitoramento será instalado na praça São Francisco e será utilizado para auxiliar na segurança pública.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: