Jornal Nova Geração

200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Visita estreita parceria entre Brusque e Estrela

Soberanas da Fenarreco conheceram parte da história da cidade. Todos os anos, grupo de danças do Vale se apresentam em um festival durante o evento

Comitiva trouxe convite oficial da Fenarreco. (Zique Neitzke)

Os Grupos Folclóricos de Estrela receberam uma visita especial durante a última semana. A comitiva da Fenarreco, composta pela corte de soberanas, secretário de Turismo de Brusque, Ademir Moares, e outras autoridades, estiveram na cidade para divulgar uma das maiores festas típicas alemãs do Brasil.

O encontro busca fortalecer ainda mais os laços culturais entre as cidades de Estrela e Brusque, em Santa Catarina. A Fenarreco, que ocorre anualmente em outubro, é a segunda maior festa do gênero no estado catarinense. A festa atrai milhares de turistas de todo o Brasil, e, pela primeira vez, a comitiva vem a Estrela para promover o evento.

A visita ocorreu devido ao relacionamento próximo entre as cidades, já que os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela se apresentam regularmente na Fenarreco há quase uma década. A comitiva foi recebida na prefeitura, onde participaram de um café da tarde e de uma coletiva de imprensa para destacar as principais atrações do evento.

O grupo também visitou o Lar do Jovem, momento em que tiveram a oportunidade de acompanhar o ensaio de dança do conjunto estrelense. A realeza de Fenarreco utilizou o momento para convidar os Grupos de Danças para se apresentarem durante evento em Santa Catarina. A festa ocorre entre os dias 10 e 20 de outubro, no município de Brusque.

O coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester, destaca a acolhida promovida por Estrela. “A visita é vista como uma honra para a comunidade, reconhecendo a reciprocidade calorosa que o grupo de dança de Estrela sempre recebe em Brusque”, comenta Hamester.

O coordenador cita que evento representa uma excelente oportunidade de aprofundar os laços entre as cidades e celebrar a herança alemã presente em ambas as regiões.

Cidade irmã

Durante o encontro, Ademir Moraes convidou Estrela para ser uma cidade-irmã de Brusque. “Queremos abraçar vocês. Não conseguimos ajudar muito, com maquinários, mas queremos deixar o município à disposição de vocês, o para o que necessitar, contem conosco”, ressaltou o secretário de Turismo da cidade catarinense.

Brusque também celebra os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. A festividade conta com atrações e culinária relacionadas à cultura germânica e serve, por exemplo, pratos a base de chucrute. “Sabemos dos fortes laços de Estrela com a cultura alemã e os grupos são grandes atrações na nossa programação. Por isso a importância desta visita”, afirma Moraes.

A comitiva passou por pontos turísticos da área central de Estrela, bem como conheceu toda a estrutura disponibilizada aos dançarinos no Lar do Jovem.

Representantes de Brusque assistiram aos ensaios no Lar do Jovem. (Crédito da imagem: Karine Pinheiro)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: