Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Volta ás residências depende de laudo técnico

Estudo sobre risco de deslizamento não foi concluído. Cerca de 65 famílias deixaram suas casas no dia 8 de maio

No começo de maio foram constatadas alterações de relevo, denominadas de movimentação de massa do tipo rastejo. (Crédito da imagem: divulgação)

Após mais de 20 dias, os moradores de Linha Harmonia Alta e Fundos aguardam laudos do setor de engenharia da Prefeitura de Teutônia para retornar as suas residências.

Em um comunicado, a Administração Municipal informa que os profissionais visitaram, avaliaram o local e irão emitir um documento ao longo da semana com o panorama da situação.

Ainda informam que a área de maior risco é menor do que a avaliada inicialmente. Entretanto, a orientação é que todos moradores deixem as casas quando houver acúmulos de chuva, como os que estão previstos para acontecer entre quinta-feira e sábado.

“Neste momento, não existe possibilidade de emitirmos uma nota concreta em virtude de serem necessárias mais avaliações. Por questão de segurança, é irresponsável publicarmos que as pessoas podem retornar às suas casas. Há risco. A situação é instável. Ainda não identificamos a proporção do problema”, diz ainda o comunicado.

No começo de maio foram constatadas alterações de relevo, denominadas de movimentação de massa do tipo rastejo. A primeira orientação de evacuação foi emitida pelo município no dia 2. No dia 4, o alerta foi reforçado. Em 8 de maio, o poder público municipal recebeu recomendação da Promotoria da Defesa Civil Regional para orientar, mais uma vez, a evacuação imediata das localidades.

Na mesma data, equipes se deslocaram até a região de risco para notificar os moradores sobre a orientação de evacuação em razão das condições climáticas, movimentação do solo já existente no local, e recomendação da Defesa Civil Regional e do Ministério Público. Foram mapeadas 65 residências em Linha Harmonia Alta e Fundos.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: