O Viva o Taquari-Antas Vivo chega a sua 16ª edição com ações em sete municípios da região. Em Estrela, a programação terá o tradicional mutirão de limpeza às margens do rio, além de um momento cultural. O evento ocorre no sábado, a partir das 7h30, com a concentração no Parque da Lagoa e na Escadaria da Polar.
O foco está em alguns pontos como a passagem entre os parques da Lagoa e Princesa do Vale, trechos às margens do Arroio Boa Vista e na Lagoa Maria Dresch. Os participantes serão divididos em equipes, conforme a quantidade de pessoas. Uma delas ficará responsável pela separação dos resíduos, pesagem e controle, e quem está mais habituado ao processo fará a coleta.
A Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) participará da ação, no auxílio à coleta de resíduos dentro da água, assim como a Defesa Civil, que fará o transporte dos sacos de lixo até o ponto de encontro, na barranca do rio. “Sabemos que, por causa das enchentes, acabamos tendo esse problema, dos arroios menores acumularem lixo”, pondera uma das coordenadoras da Sala Verde, Luana Hermes.
Ela destaca a importância de utilizar as estruturas públicas para conscientizar a população. “Além de ser um mutirão de limpeza, essa ação de colocar a mão na massa, é feita uma sensibilização com esse pessoal. Mostramos os resíduos coletados, o quanto ainda tem de descarte inadequado e que vai parar nas nossas águas. A população precisa ver que isso ocorre ainda e que precisamos ser parte dessa mudança.”
Orientações aos novatos
Os participantes menos experientes serão incluídos às atividades e algumas recomendações são destinadas a eles, sobretudo em relação à vestimentas. “Se estiver muito quente é importante usar uma camisa de mangas longas ou protetor solar, calçados fechados e luvas”, orienta Luana. A Corsan estará no local com um bebedouro para os integrantes do mutirão.
Programação em Estrela
Mutirão de Limpeza no Parque da Lagoa
7h30min – Recepção
8h30min – Recolhimento de resíduos
9h – Início da separação dos resíduos coletados
10h30min – Finalização e contabilização coletada
11h – Encerramento da ação
Espaço Memória e Cultura na Escadaria
8h – Recepção
– Abertura com a Banda Municipal
– Exposição de painéis
– Roda de Conversa