A votação da Consulta Popular 2022 foi prorrogada para 30 de novembro, até as 23h59min. O prazo encerraria nesta quarta-feira, 23, mas foi prorrogado devido a problemas nas ferramentas de votação.
A informação foi divulgada em primeira mão à Rádio A Hora 102.9, em entrevista com o presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco. “Acabei de receber a informação de que o prazo foi prorrogado”, comenta.
De acordo com o líder regional, a solicitação partiu por parte dos nove Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), insatisfeitos com as deficiências na votação online. “No momento em que se vive, dos meios digitais, a gente não pode colocar em alcance da população ferramentas que atrapalham o processo de votação.”
Como votar
Por meio do aplicativo Colab, pelo site da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br) e, neste ano, também por meio de Whatsapp (51) 8924-1547 (sem inclusão do 9 na frente do número).
Para ter acesso ao ambiente de votação, o cidadão precisará informar dados pessoais, entre eles, o número do título de eleitor, o CPF e a data de nascimento. O voto é pessoal e intransferível.
- Valor para o Vale do Taquari: R$ 1.571.428,57;
- Em quantas propostas posso votar: 2;
- Pode votar: quem tiver título de eleitor.
Ouça a entrevista na íntegra