Westfália celebrou, nessa quarta-feira, 17, os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil com uma programação cultural especial promovida pela Associação Cultural Westfaliana. O evento ocorreu no Galpão Municipal, localizado no Parque de Eventos.
A abertura da celebração ficou marcada pela apresentação do Coral Infanto-Juvenil. Em seguida, foram premiados os quatro melhores trabalhos do Concurso Memorial dos 200 Anos, que integrou estudantes do 4º ao 9º Ano da rede municipal de ensino na criação de maquetes representando os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.
A avaliação dos projetos ocorreu no dia 23 de maio por Lucildo Ahlert, representante do Grupo Amigos do Sapato de Pau; Jucimar Docena, representante do Poder Legislativo; Andreas Hamester, professor de danças alemãs de Estrela; Gelson Marmitt, pintor; e Guilherme Blume, escultor.
Foram mais de 50 trabalhos inscritos e a vencedora foi Gabriela Haas Wiprich, aluna do 5º ano da EMEF Bandeirantes. A maquete vencedora será confeccionada em forma de monumento e ficará exposta na Vila Temática Dossland, com data a ser definida.
Paródia e Oratória
Os concursos de paródias e oratória, destinados aos alunos dos Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, também tiveram destaques na noite. O tema central, “Celebrando os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil: de que forma a integração cultural beneficiou a nossa comunidade?”.
Na oratória, Natieli Monique de Oliveira Sauerssig foi a campeã. Em segundo lugar ficou Kamilly de Paula da Rosa e em terceiro Kétlin Luise Maurer Pott.
Já Betina Horst Machado e Flávia Sieben, foram as campeãs no concurso de paródias usando como base a música Imagine, de Jhon Lennon. Em segundo ficou Henrique Von Mühlen, que usou a música “Muss i den”, de Friedrich Silcher, como base para compor. O terceiro lugar foi de Agatha Sofia Klein Agatti e Djéssica Schneider, que pegaram como base “Só uma canção”, de Nando Rosa.
Sobre os concursos, o secretário de Educação, Gustavo Sieben destaca a participação ativa dos alunos e o envolvimento dos pais na criação das obras. “Todas essas atividades são parte de um plano de trabalho elaborado pela Associação Cultural Westfaliana, em conjunto com as escolas do município, é algo que ficará marcado na memória de todos”, enfatiza.